Acupuntura

Apresentação

A Acupuntura, área milenar integrada nas terapias não convencionais e com reconhecimento crescente das suas potencialidades e benefícios na promoção e qualidade de vida das pessoas, assume atualmente no panorama do Ensino Superior Português o reconhecimento enquanto área de formação de nível superior.

O curso de Licenciatura em Acupuntura visa formar profissionais com um perfil fortemente profissional, capazes de desenvolver uma carreira sólida na área da saúde. Assim, o perfil do licenciado em Acupuntura deverá ser o de um profissional que alie os bons conhecimentos nas áreas de Acupuntura e Ciências Técnicas e Clínicas e Ciências Fundamentais à posse de competências profissionais, comunicacionais e relacionais adequadas aos contextos da prestação de cuidados de saúde, para intervir na resolução e prevenção de patologias e necessidades para as quais a acupuntura é indicada.

Objetivos

A licenciatura em Acupuntura enquanto licenciatura em tecnologias de saúde complementares, do ensino superior público, segue a Portaria n.º 207-F/ 2014, visando o desenvolvimento das competências e objetivos definidos no artigo 4º da mesma:

  • Fomentar conhecimentos críticos sobre a teoria da medicina tradicional chinesa, das ciências biomédicas e básicas para a seleção e a aplicação das técnicas de acupuntura.
  • Desenvolver competências para estabelecer o diagnóstico diferencial baseado na observação, palpação e diferenciação de sintomas e síndromas.
  • Permitir executar tratamentos auxiliares de acupuntura, como o Tui Na, o Taichi e o QiGong.
  • Melhorar a qualidade da prática da acupuntura tendo por base o conhecimento científico e o estado do conhecimento em investigação clínica.
  • Desenvolver competências de comunicação e interação de forma eficaz com utentes e outros profissionais de saúde.
  • Fornecer uma oferta formativa na área da acupuntura, no ensino publico tendo um cariz profissionalizante

Plano de estudos

Plano de Estudos

Acreditação

Curso acreditado pela A3ES por 2 anos.

Consulte aqui: Acreditação A3ES

Saídas profissionais

Acupuntura em instituições publicas e privadas. Oportunidade de trabalhar em Atividade Liberal, de Investigação e Ensino Superior.

Razões para a escolha do curso

A ESS/IPS assegura um corpo docente qualificado nas áreas das ciências fundamentais e das ciências e técnicas clínicas, partilhado com as suas outras licenciaturas na área da saúde, maioritariamente Doutorados ou Especialistas do Ensino Superior Politécnico. Na construção do Curso de Licenciatura em Acupuntura, a ESS/IPS articulou com especialistas e reconhecidos peritos na comunidade de acupuntores para assegurar a robustez científica e profissional da mesma.

Assim, para as áreas da acupuntura contamos com um conjunto de futuros docentes com experiência profissional alargada no domínio da Medicina Tradicional Chinesa, formação de nível superior em áreas distintas, grau de Doutor em áreas afins da Acupuntura. Considerando que em Portugal ainda não existe formação superior reconhecida em Acupuntura, este corpo docente é garante de formação qualificada internacional.

Duração e total de créditos ECTS

240 ECTS - 8 semestres

Coordenador do Curso

Maria Helena Figueiredo Ramos Caria e Jorge Alexandre de Oliveira Maia

Despacho em Diário da República

A aguardar publicação do Plano de Estudos em Diário da República

Propina Anual

900 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

20 vagas

Preferência Regional

Percentagem de vagas: 20%
Área de influência: Beja, Évora, Portalegre, Setúbal, R. A. Açores, R. A. Madeira

Condições de acesso e ingresso

Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime Geral
Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime de M23
Consulte aqui as condições de acesso a Regimes Especiais, Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior - Condição de acesso: 12º Ano ou habilitação equivalente; Prova de ingresso: 07 Física e Química e 02 Biologia e Geologia, de acordo com o artigo 13º da Portaria Nº 172-C/2015, 5 de junho

Pré-requisitos

Grupo A – Comunicação Interpessoal

Outra informação

Cálculo da Média Final de Curso

Informação DGES

DGES