Eventos

2017

novembro

  • 6 de novembro de 2017, na Escola Superior de Saúde/IPS

Dia da Escola Superior de Saúde/IPS: Conjunto de iniciativas que pretendem comemorar a criação da Escola.

outubro

  • 2 e 3 de outubro de 2017, na Escola Superior de Saúde/IPS

iDEUS - Implementation of Dedicated Education Units in Europe: Iniciativa de âmbito internacional, com o objetivo de melhorar a qualidade e inovar os métodos educativos, assim como reforçar a cooperação internacional.

setembro

  • 30 de setembro de 2017, 9h, no Auditório Nobre do IPS

2ª Edição da Conferência Advanced Topics in Musculoskeletal Physiotherapy: Esta conferência surge no âmbito do Mestrado em Fisioterapia em Condições Músculo-Esqueléticas da ESS-IPS, tendo como objetivo a divulgação dos trabalhos realizados pelos estudantes (temáticos e projetos de investigação) intercaladas com apresentações temáticas de interesse atual e futuro no âmbito da intervenção da Fisioterapia em Condições Músculo-Esqueléticas. Conta com a parceria do Grupo de Interesse em Fisioterapia Músculo-Esquelética da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.

Programa Provisório em:
http://conferen...ciagitm201.wixsite.com/conferencia2017/blank-5

Programa dos Workshops em:
http://conferenciagitm201.wixsite.com/conferencia2017/copia-organizacao

  • 21 de setembro de 2017, 10h, no Auditório Nobre do IPS

Abertura da 2ª edição do Curso de Mestrado em Enfermagem (Curso em associação com as Escolas Superiores de Saúde dos Institutos Politécnicos de Beja, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal e Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora): esta iniciativa contará com a presença dos Presidentes das Instituições de Ensino Superior, assim como a sua Reitora.

Consulte o cartaz aqui.

  • 21 de setembro de 2017, 10h, na Sala B1.07 do Edif. ESS/ESCE.

III Encontro de Técnicos do Grupo EnvelheSeres: consulte o programa aqui.

  • 21 de setembro, 9h30, Instituto Politécnico de Setúbal

Apresentação do exoesqueleto Indego da Parker: mostrando o seu benefício na área da reabilitação e demonstrando com um paciente como volta a andar. Evento apresentado em inglês.

Evento gratuito mas de inscrição obrigatória para geral@solmemo.pt.

Consulte o cartaz aqui.

  • 18 de setembro de 2017, 9h-18h, no Campus do IPS

24º Encontro da Rede Integrada de Resposta à Violência Doméstica do Alentejo Litoral (RIVDAL): Esta rede surgiu a partir da constituição de um grupo de trabalho no Alentejo Litoral, em 2012, e da concretização de uma formação promovida pela UMAR (União Mulheres Alternativa e Resposta) sobre a capacitação de técnicos para intervenção em situações de violência doméstica.

O protocolo estabelecido tem como principal objetivo a diminuição da violência doméstica, através de medidas como: a definição de mecanismos de trabalho articulado, entre as entidades parceiras envolvidas, relativamente à prevenção primária e ao diagnóstico e aprofundamento do conhecimento sobre o fenómeno da violência doméstica; a criação de um guia de recursos para a intervenção com vítimas e agressores; a promoção da melhoria do trabalho de proximidade com vítimas e agressores, através de uma maior qualificação dos profissionais que acompanham os casos de violência doméstica.

  • 18 de setembro de 2017, no Auditório Nobre do IPS

Cerimónia de acolhimento aos estudantes no âmbito do PIEESS - Programa de Integração dos Estudantes da Escola Superior de Saúde.

Consulte o programa aqui.

  • 11 a 16 de setembro de 2017, no Hospital D. Estefânia

Pediatric Rehabilitation Course: Iniciativa de âmbito internacional: "Health care professionals can meet each other during this module to discuss different issues. Our aim is to offer higher education students an opportunity to consider paediatric rehabilitation from an international, intercultural, interdisciplinary and innovative point of view."

agosto

  • 5 de agosto de 2017, 10h30-18h, no Largo José Afonso

Dar uma volta à voz / Volta ao conhecimento / Volta a Portugal em bicicleta: No âmbito das atividades da Volta a Portugal em bicicleta esta iniciativa, dinamizada pela Profª Sónia Lima (Docente do Curso de Terapia da Fala), pretende sensibilizar para a saúde vocal. É uma oportunidade de fazer um rastreio da qualidade da sua voz, com base na auto-avaliação do impacto vocal na vida diária. 

junho

  • 29 de junho de 2017

Cerimónia do compromisso de CLE: Os estudantes do 14.º Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) assinalam, no dia 29 de junho, o final do curso com a Cerimónia de Compromisso de Honra.
Nesta cerimónia, os estudantes assumem o seu compromisso com os valores humanistas e científicos do Curso e da ESS/IPS, que conduzem e devem estar presentes na sua prática clínica, respeitando os princípios éticos e deontológicos da profissão e que fomentam a continuação da aprendizagem ao longo da vida.

Veja as fotos aqui.

  • 19 a 21 de junho de 2017

Ciclo de Debates: A iniciativa reúne estudantes finalistas das licenciaturas em fisioterapia e terapia da fala e docentes da ESS/IPS e representantes de entidades parceiras da Escola, para analisarem os projetos de intervenção comunitária e de investigação, que realizaram em parceria junto da comunidade local.

Veja as fotos aqui.

maio

  • 2 a 10 de maio de 2017

ICHCI 2017 (International Course on Health Care Issues): Programa Internacional que, este ano, incide sobre o tema“Ability versus disability: challenges to improve health”. Durante uma semana, 35 estudantes e 10 docentes provenientes da Bélgica, Espanha, Finlândia e Portugal, têm a oportunidade de partilhar ideias, conhecimentos e experiências em ambiente multicultural e multi-profissional, fomentando a abordagem de novas terapêuticas e a aplicação prática dos conteúdos adquiridos pelos participantes.

Veja as fotos aqui.

abril

  • 28 de abril de 2017

Open day: A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) abre as suas portas aos alunos do ensino secundário e profissional, convidando-os a conhecer as instalações da escola, os cursos e as saídas profissionais.

Veja as fotos aqui.

  • 20 de abril de 2017

Ouvindo os idosos: A iniciativa organizada em parceria com a Rede EnvelheSeres e envolve a participação de estudantes e docentes dos cursos de licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia da Fala.
É um momento de aprendizagem para os estudantes e uma ocasião de partilha para os idosos.

Veja as fotos aqui.

  • 3 a 7 de abril de 2017

COHEHRE - Conferência Internacional "The educational implications of globalization and global citizenship": A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) promove, de 3 a 7 de abril, a Conferência Internacional "The educational implications of globalization and global citizenship", no âmbito do COHEHRE (Consortium of Institutes of Higher Education in Health and Rehabilitation in Europe), que a ESS/IPS integra.

Veja as fotos aqui.

  • 3 a 6 de abril de 2017

Semana da voz: Iniciativa organizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz (16 de abril), pelo curso de Licenciatura em Terapia da Fala.
Nestes dias decorrem atividades de promoção de saúde vocal, com exercícios práticos, no Ginásio da Voz, realizam-se rastreios de Saúde Vocal e Voz na Clínica da Fala da Clínica da ESS/IPS e são realizadas ações de divulgação para promoção da saúde vocal.

Veja as fotos aqui.

março

  • 23 e 24 de março de 2017

Meeting of SR members COST action: Reunião de trabalho internacional, com o intuito de aumentar o conhecimento e capacidades linguísticas, memória de trabalho e outras capacidades cognitivas e de processamento relevantes para a intervenção de crianças com LI. Pretende-se relacionar as teorias dos mecanismos de aprendizagem subjacentes associados à LI com práticas de intervenção específicas.

Veja as fotos aqui.

  • 8 de março de 2017

Assinatura do protocolo do "Projeto Saúde no Bairro": O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a Câmara Municipal de Setúbal (CMS), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) - Delegação de Setúbal e a Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS), assinaram, dia 08 de março, o protocolo "Projeto Saúde no Bairro".O IPS, através da sua Escola Superior de Saúde, participa neste projeto, em concreto, com ações de consultoria, apoio na investigação e participação em atividades teóricas e práticas no âmbito da Saúde.

Veja as fotos aqui.