Práticas de MICT - Modelo Implicacional de Complexidade de Traços

APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos, a Fonologia tem fortemente contribuído para a compreensão de aspetos do desenvolvimento da linguagem e fala infantis, típicos e atípicos. Atualmente, numerosos são os instrumentos aplicados à clínica que assentam nos modelos teóricos desenvolvidos. O ‘MICT - Modelo Implicacional de Complexidade de Trac¸os’ (Mota, 1996 – versão PB; Alves, em prep. – versão PE; Alves et al., em prep. – versão singular) consiste numa ferramenta de análise fonológica, recentemente convertida e disponível em formato excel, que permite analisar (semi)automaticamente uma amostra de fala, a nível autossegmental e numa perspetiva implicacional, com base em dados do português brasileiro (PB) e do português europeu (PE), mas também em dados singulares (análise individualizada e momentânea, relativa a uma determinada fase do desenvolvimento). Esta análise tem-se revelado pertinente tanto para o processo de avaliação como para o planeamento da intervenção. No final do processo, é possível gerar (semi)automaticamente uma síntese dos resultados destas análises. A sua aplicação supõe conhecimentos do modelo teórico em que se enquadra, dos seus recursos e pressupostos analíticos, úteis à avaliação de crianças em idade pré-escolar ou escolar, com alterações de fala no domínio fonológico.

OBJETIVOS

• Compreender os pressupostos da avaliação fonológica não linear, em particular autossegmental e implicacional, relevante para a Fonologia Clínica
  • Compreender, aplicar e interpretar as diferentes versões do MICT na análise de amostras de fala de crianças sem ou com patologias de fala como a Perturbação dos Sons da Fala, de base Fonológica, a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem de base fonológica e outras alterações afins
  • Transferir os resultados de uma análise gerada através das diferentes versões do MICT para um plano de intervenção

ESTRUTURA CURRICULAR

• Teorias fonológicas não lineares (autossegmental e implicacional)
  • Caracterização fonológicas dos segmentos do português europeu
  • Recursos e ferramentas de análise fonética e fonológica relevantes para a Clínica (SODA e PCC, traços distintivos e sistema implicacional)
  • Apresentação das diferentes versões do MICT
  • Aplicação das diferentes versões do MICT em contexto clínico

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

• 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

• 24 de março 19:00h-22:00h e 25 de março 10:00h-13:00h, online (plataforma ZOOM/Colibri), em link a indicar pelo coordenador do curso
  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL)
  • 21 horas de trabalho autónomo

• Número de vagas: 24
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8

O valor a pagar pelo curso é de 90€, que inclui o valor da Propina (25€) e dos emolumentos (65€ =25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial). Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€. A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

• Calendário de candidaturas: De 16 a 31 de Janeiro de 2023
  • Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 10 de Fevereiro 2023
  • Afixação das listas dos candidatos: Dia 13 Fevereiro 2023