Avaliação e Qualidade


O Sistema Integrado de Gestão e Garantia da Qualidade (SIGGQ) visa contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo IPS, em particular no que se refere à oferta formativa e às atividades de investigação, desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia.
Considerando o definido na Política e no Manual da Qualidade, o SIGGQ segue uma abordagem por processos e inclui uma estrutura ajustada ao contexto organizacional, que identifica as responsabilidades dos órgãos e serviços, bem como o envolvimento e as responsabilidades dos/as estudantes e demais partes interessadas nos processos de garantia da qualidade.
Esta estrutura compreende uma Unidade de Coordenação, que articula a monitorização e a avaliação global do sistema com a Unidade de Melhoria Contínua do SIGGQ. O sistema inclui igualmente 6 unidades de melhoria contínua locais (nas 5 Escolas e nos Serviços de Ação Social), existindo igualmente Unidades de Gestão Científica e Pedagógica dos Ciclos de Estudos (Comissões de Acompanhamento e Avaliação), em cada uma das Escolas.

 

A Unidade de Melhoria Continua da ESS (UMC-ESS) tem por objetivo garantir a implementação dos mecanismos e processos de qualidade previstos no SIGGQ, conforme descrito no Manual da Qualidade do IPS, em articulação com a UDO e com o Conselho para a Qualidade do IPS.

A UMC-ESS é da responsabilidade máxima do Diretor da Escola que a coordena e composta por:

  • Diretor, ou alguém por sua nomeação
  • 3 docentes nomeados pelo Diretor
  • Trabalhador não-docente designado
  • Um estudante designado pela AAIPS
  • Um estudante, designado pelo Conselho Pedagógico

Despacho de nomeação dos membros da Unidade de Melhoria Contínua da Escola

Com o ensino e a aprendizagem centrados no estudante, importa monitorizar os processos conducentes ao sucesso académico estabelecendo uma oferta formativa que responda às necessidades e expetativas das partes interessadas.

De acordo com os estatutos do IPS, foram constituídas as Comissões de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos:

 

Numa perspetiva de monitorização e melhoria continua, são realizados anualmente Relatórios de cada ciclo de estudos em funcionamento, aprovados pelo Conselho Técnico-científico da ESS, e disponíveis em:

•    Acupuntura
•    Enfermagem
•    Fisioterapia
•    Terapia da Fala

Política da Qualidade

A Política da Qualidade orienta toda a atividade institucional desenvolvida, tendo por base as linhas de orientação estratégica e adotando uma abordagem de gestão, sustentada nos princípios da melhoria contínua e na gestão sistemática das atividades, através do modelo PDCA – Plan, Do, Check e Act.

Para fomentar uma cultura organizacional da qualidade, considera-se necessária a mobilização de todos os recursos humanos da ESS, adotando-se constantemente o princípio do trabalho em equipa, como incremento do desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Para que esta Política da Qualidade seja efetiva, deverá ainda ser disponibilizada, de forma regular, informação pública das atividades desenvolvidas, como contributo para a partilha de conhecimentos e competências, bem como parte integrante da responsabilidade social e institucional.

Documentos para a implementação da Política da Qualidade

Manual da Qualidade

O Manual de Qualidade apresenta os valores e princípios subjacentes à Política da Qualidade. É onde se encontram descritos os compromissos e os procedimentos de garantia da qualidade, que substanciam e evidenciam o SIGQ, perante os utilizadores do IPS, designadamente, estudantes, docentes, colaboradores não docentes e restante sociedade em geral.

Manual de Procedimentos

O Manual de Procedimentos tem por objetivo identificar e descrever os procedimentos administrativos associados às atividades e serviços prestados pela ESS à comunidade académica. 

Com a sua divulgação pretende-se, disseminar as melhores práticas aplicadas no tratamento documental, nas suas várias componentes, e que este seja considerado um documento orientador para os colaboradores da ESS, apresentando um conjunto de ações e boas práticas relativas ao circuito dos documentos e serviços associados. 

Contactos

Para qualquer assunto, por favor contacte subdiretora.msnull@ess.ips.pt.