Avaliação de competências sintáticas com o SinT:ACS e análise qualitativa de dados

APRESENTAÇÃO

A ausência de testes de avaliação estandardizados focados apenas na sintaxe poderá levar a um subdiagnóstico no caso de perturbações da linguagem em crianças. Neste curso, será apresentado um teste de avaliação de competências sintáticas para crianças em idade pré-escolar (Sin:TACS). Serão discutidos os motivos que levaram à inclusão, neste teste, de determinadas estruturas sintáticas e quais os potenciais marcadores clínicos para um diagnóstico de perturbação do desenvolvimento da linguagem (PDL) ou perturbação do espetro do autismo (PEA) sintáticas. Iremos refletir, não só, sobre a importância de uma avaliação quantitativa como também sobre a necessidade de fazermos uma análise qualitativa dos dados recolhidos de forma a que possamos construir um diagnóstico mais preciso e, por consequência, um plano de intervenção mais talhado para as necessidades de cada criança.

OBJETIVOS

  • Analisar os testes de avaliação estandardizados para a população portuguesa e suas vantagens e desvantagens
  • Conhecer o teste Sin:TACS e suas estruturas sintáticas
  • Identificar potenciais marcadores clínicos presentes no teste que poderão ser indicativos da presença de PDL e/ou de PEA sintáticas.
  • Refletir sobre a importância de uma avaliação qualitativa em testes estandardizados

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Testes de avaliação da linguagem em crianças pré-escolares e escolares estandardizados para o português europeu
  • Características do teste Sin:TACS - aspetos positivos, aspetos menos positivos, importância de uma análise mais ampla e detalhada sobre os dados recolhidos
  • Características das perturbações da linguagem sintáticas em crianças de idade pré-escolar e escolar

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

Brevemente

VAGAS

Brevemente

PROPINA

Brevemente

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Brevemente

EDITAL | CANDIDATURA Brevemente