Avaliação de competências sintáticas com o SinT:ACS e análise qualitativa de dados

APRESENTAÇÃO

A ausência de testes de avaliação estandardizados focados apenas na sintaxe poderá levar a um subdiagnóstico no caso de perturbações da linguagem em crianças. Neste curso, será apresentado um teste de avaliação de competências sintáticas para crianças em idade pré-escolar (Sin:TACS). Serão discutidos os motivos que levaram à inclusão, neste teste, de determinadas estruturas sintáticas e quais os potenciais marcadores clínicos para um diagnóstico de perturbação do desenvolvimento da linguagem (PDL) ou perturbação do espetro do autismo (PEA) sintáticas. Iremos refletir, não só, sobre a importância de uma avaliação quantitativa como também sobre a necessidade de fazermos uma análise qualitativa dos dados recolhidos de forma a que possamos construir um diagnóstico mais preciso e, por consequência, um plano de intervenção mais talhado para as necessidades de cada criança.

OBJETIVOS

  • Analisar os testes de avaliação estandardizados para a população portuguesa e suas vantagens e desvantagens
  • Conhecer o teste Sin:TACS e suas estruturas sintáticas
  • Identificar potenciais marcadores clínicos presentes no teste que poderão ser indicativos da presença de PDL e/ou de PEA sintáticas.
  • Refletir sobre a importância de uma avaliação qualitativa em testes estandardizados

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Testes de avaliação da linguagem em crianças pré-escolares e escolares estandardizados para o português europeu
  • Características do teste Sin:TACS - aspetos positivos, aspetos menos positivos, importância de uma análise mais ampla e detalhada sobre os dados recolhidos
  • Características das perturbações da linguagem sintáticas em crianças de idade pré-escolar e escolar

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

  • 30 de junho 17h-20h e 01 de julho 14h-17h, online (plataforma ZOOM/Colibri), em link a indicar pelo coordenador
  • do curso
  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL)
  • 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

VAGAS

  • Número de vagas: 30
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8

PROPINA

O valor a pagar pelo curso é de 90€, que inclui o valor da Propina (25€) e dos emolumentos (65€ =25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial).
Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR (firmados até dia 28 de fevereiro 2023) estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€.
A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento
do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

  • Calendário de candidaturas: De 8 a 23 de Março de 2023
  • Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 5 de Abril 2023
  • Afixação das listas dos candidatos: Dia 6 Abril 2023
  • Período de reclamações: Dias 10 e 11 de Abril 2023
  • Decisão sobre as reclamações: Dia 20 de Abril 2023
  • Matrícula e inscrição: Dias 27 e 28 de Abril de 2023 (matrícula online)
  • Início das aulas: 30 de junho 17h-20h

EDITAL, CANDIDATURA E RESULTADOS: AQUI