Aventura MindSerena

APRESENTAÇÃO

O programa Aventura MindSerena pretende promover o desenvolvimento de competências mindfulness em profissionais, no que diz respeito ao seu desenvolvimento pessoal e do fomento da atitude e da ética de cuidar de si, da comunidade e do planeta.
Esta abordagem compreende um conjunto de práticas do domínio contemplativo (Ergas, 2015), polarizadas em torno da focalização da atenção no momento presente, de forma intencional e sem a emissão de julgamentos (Kabat-Zinn, 2011), marcada por maior bondade, compaixão (Kabat-Zinn, 2011) e empatia (Deana et al., 2017), as quais, devem ser também, características basilares dos profissionais que trabalham nas áreas da educação, saúde e ação social.
Tendo a sua origem no Programa Mindserena, o qual foi conceptualizado por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra, o programa Aventura Mindserena tem vindo nos últimos dois anos, a ser adaptado para a população adulta e para o formato online.
A aplicação do programa Aventura Mindserena tem apresentado resultados muito positivos, traduzindo-se nos seguintes benefícios cognitivos, afectivos e comportamentais, para os seus participantes: Maior capacidade atencional e maior capacidade de parar para pensar; aumento da auto-estima, maior empatia em relação a si próprio e auto-compaixão;
maior empatia em relação aos outros, uma visão dos outros e do mundo mais tolerante e humanizada; aumento da consciência ambiental. Estas mudanças parecem traduzir uma profunda transformação na perspectiva, acerca de si próprios, dos outros e do planeta: Uma mudança ontológica, holística (Bai et al, 2009; Zajone, 2009 in Oliveira, 2019) que advém da redução da auto-centração e do aumento da intenção e da ética do cuidar (Kabat-Zinn, 2018 in Oliveira, 2019). Estes ganhos nas várias dimensões do Ser, podem ajudar os profissionais a estar mais preparados para enfrentar os diversos desafios, com os quais se deparam, no seu quotidiano. A participação no programa Aventura Mindserena pode ser uma importante oportunidade de desenvolvimento pessoal para os profissionais que nele participem, com impacto muito benéfico na sua saúde mental.

OBJETIVOS

  1. Evidencie a compreensão dos conceitos, princípios e práticas em que se sustentam as abordagens mindfulness.
  2. Evidencie a compreensão das técnicas de prática formal e informal de mindfullness
  3. Evidencie a compreensão da utilização das técnicas de prática formal e informal de mifulness.
  4. Tenha desenvolvido ferramentas e estratégias que fomentem a autorregulação emocional e a atenção.
  5. Tenha fomentado uma atitude empática e compassiva em relação a si próprio, aos outros e ao planeta.

ESTRUTURA CURRICULAR

  • O curso será predominantemente constituído por sessões práticas, as quais integrarão uma pequena componente expositiva. Entre as sessões de contacto, será solicitado aos/às formandos/as que ensaiem as práticas formais e informais aprendidas e que as registem num diário reflexivo de experiências e aprendizagens.
  • As 18 horas de contacto serão distribuídas por 9 sessões de 2 horas cada, com as temáticas enunciadas:
    • Sessão Zero – Início do curso: apresentação da formadora, programa e formandos. Atividade "Elogio sincero".
    • Sessão 1 – Piloto Automático, Atenção e conceito de Mindfulness
    • Sessão 2 – A neurobiologia do cérebro e as emoções
    • Sessão 3 – A Compaixão, a Generosidade, a Gentileza e a Empatia.
    • Sessão 4 – A Gratidão
    • Sessão 5 – Os objetivos de desenvolvimento sustentável: Compromisso comigo, com os outros e com o planeta
    • Sessão 6 – A Resiliência e a Coragem
    • Sessão 7 – O Otimismo
    • Sessão 8 – O Autocuidado. Finalização do curso.
  • Entre estas sessões será solicitado que cada formando/a pratique regularmente as meditações aprendidas nas sessões de contacto, bem como as práticas informais sugeridas e que registe a sua experiência num diário reflexivo de práticas e aprendizagens.

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

  • 54h totais, 18h contacto; 36 horas de trabalho autónomo 
  • 2 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

  • Helena Fernandes

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

Brevemente

VAGAS

Número mínimo de 6 participantes e número máximo 12 de participantes.

PROPINA

Brevemente

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Brevemente

EDITAL | CANDIDATURA Brevemente