Curso de Formação Inicial para Enfermeiros/as Orientadores/as de Ensino Clínico

O Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) é constituído por 240 ECTS, dos quais 120 ECTS são realizados em contexto clínico. O "ensino clínico é a vertente da formação em enfermagem através da qual o candidato a enfermeiro aprende, no seio de uma equipa e em contacto direto com um indivíduo, em bom estado de saúde ou doente, ou uma coletividade, a planear, dispensar e avaliar cuidados de enfermagem globais, com base nos conhecimentos e competências adquiridas, aprendendo, de igual modo, não só a trabalhar em equipa, mas também a dirigi-la e a organizar os cuidados de enfermagem globais, incluindo a educação para a saúde destinada a indivíduos e a pequenos grupos no seio de uma instituição de saúde ou da comunidade” (conforme definido na Lei no 9/2009 de 4 de marco, artigo 28o, 5 b).

De acordo com o descrito no Regulamento de Ensino Clínico, “os ensinos clínicos têm por finalidade garantir a realização e desenvolvimento das aprendizagens clínicas, com ancoragem no ensino teórico”, pelo que se depreende a importância de continuidade e articulação entre o contexto académico e clínico.

Na ESS-IPS, o CLE tem ensinos clínicos todos os anos do curso, realizados na sua grande maioria na área de abrangência da ESS-IPS, em instituições/ unidades de saúde com protocolo com a ESS/IPS.

De acordo com o Regulamento de Ensino Clínico supracitado, “a supervisão dos estudantes em ensino clínico é da responsabilidade dos docentes do Departamento de Enfermagem da ESS-IPS, com a colaboração dos enfermeiros orientadores”, de acordo com um modelo pedagógico de acompanhamento e supervisão, que promove a autonomia progressiva do/a estudante.

Desta forma, considera-se necessário aprofundar o perfil de competências dos/as enfermeiros/as orientadores/as, em articulação com o lecionado na ESS-IPS, de  forma a otimizar as equipas profissionais (docente e enfermeiro/a) que acompanham os/as estudantes na sua aprendizagem clínica ao longo do curso.

 

Objetivos de Aprendizagem /Competências

  • No final do curso, o/a formando/a deve ser capaz de:
    • Identificar o perfil de competências do/a estudante do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE);
    • Analisar as competências do/a enfermeiro/a orientador/a;
    • Aplicar, em contexto simulado, estratégias promotoras de aprendizagem clínica.

 

Nº de Horas do Curso Total

  • 54h (18 horas de contacto, 36 horas de trabalho autónomo)

Nº de Créditos

  • 2 ECTS

Destinatários

  • Enfermeiros/as orientadores/as de ensino clínico, no âmbito dos contextos clínicos do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS/IPS contextos clínicos

 

Organização do Curso

  • Modulo I: Curso de Licenciatura em Enfermagem na ESS-IPS. Perfil de competências do/a estudante
  • Modulo II: Competências do/a enfermeiro/a orientador/a e modelos de aprendizagem
  • Modulo III: Reflexão, Feedback e Feedforward
  • Modulo IV: Competências comunicacionais e relacionais na aprendizagem clínica
  • Modulo V: Avaliação: critérios de sucesso e de insucesso
  • Modulo VI:Apresentação de trabalhos (resolução de situações de aprendizagem clínica) e avaliação