Acupuntura

Apresentação

A Acupuntura, área milenar integrada nas terapias não convencionais e com reconhecimento crescente das suas potencialidades e benefícios na promoção e qualidade de vida das pessoas, assume atualmente no panorama do Ensino Superior Português o reconhecimento enquanto área de formação de nível superior.

O curso de Licenciatura em Acupuntura visa formar profissionais com um perfil fortemente profissional, capazes de desenvolver uma carreira sólida na área da saúde. Assim, o perfil do licenciado em Acupuntura deverá ser o de um profissional que alie os bons conhecimentos nas áreas de Acupuntura e Ciências Técnicas e Clínicas e Ciências Fundamentais à posse de competências profissionais, comunicacionais e relacionais adequadas aos contextos da prestação de cuidados de saúde, para intervir na resolução e prevenção de patologias e necessidades para as quais a acupuntura é indicada.

Objetivos

A licenciatura em Acupuntura enquanto licenciatura em tecnologias de saúde complementares, do ensino superior público, segue a Portaria n.º 207-F/ 2014, visando o desenvolvimento das competências e objetivos definidos no artigo 4º da mesma:

  • Fomentar conhecimentos críticos sobre a teoria da medicina tradicional chinesa, das ciências biomédicas e básicas para a seleção e a aplicação das técnicas de acupuntura.
  • Desenvolver competências para estabelecer o diagnóstico diferencial baseado na observação, palpação e diferenciação de sintomas e síndromas.
  • Permitir executar tratamentos auxiliares de acupuntura, como o Tui Na, o Taichi e o QiGong.
  • Melhorar a qualidade da prática da acupuntura tendo por base o conhecimento científico e o estado do conhecimento em investigação clínica.
  • Desenvolver competências de comunicação e interação de forma eficaz com utentes e outros profissionais de saúde.
  • Fornecer uma oferta formativa na área da acupuntura, no ensino publico tendo um cariz profissionalizante

Plano de estudos

Acreditação

Saídas profissionais

Acupuntura em instituições publicas e privadas. Oportunidade de trabalhar em Atividade Liberal, de Investigação e Ensino Superior.

Razões para a escolha do curso

A ESS/IPS assegura um corpo docente qualificado nas áreas das ciências fundamentais e das ciências e técnicas clínicas, partilhado com as suas outras licenciaturas na área da saúde, maioritariamente Doutorados ou Especialistas do Ensino Superior Politécnico. Na construção do Curso de Licenciatura em Acupuntura, a ESS/IPS articulou com especialistas e reconhecidos peritos na comunidade de acupuntores para assegurar a robustez científica e profissional da mesma.

Assim, para as áreas da acupuntura contamos com um conjunto de futuros docentes com experiência profissional alargada no domínio da Medicina Tradicional Chinesa, formação de nível superior em áreas distintas, grau de Doutor em áreas afins da Acupuntura. Considerando que em Portugal ainda não existe formação superior reconhecida em Acupuntura, este corpo docente é garante de formação qualificada internacional.

Duração e total de créditos ECTS:

  • 8 semestres - 240 ECTS

Coordenador do curso:

  • Marta Patricia Argüello

Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso

Propinas

  • Consulte aqui o valor e o regulamento das propinas

Vagas

  • Consulte aqui o número de vagas

Preferência Regional

Consulte aqui as condições de acesso e de ingresso:

Pré-requisitos

  • Consulte aqui os pré-requisitos

Informação da Direção Geral do Ensino Superior (DGES)

  • Consulte aqui o portal da DGES

Regime de Funcionamento

  • Regime diurno

Outra informação

  • Consulte aqui o cálculo da média final de curso
  • No dia 30 de Julho 2021 concluem a Licenciatura em Acupuntura, os primeiros graduados da ESS nesta área.