Desenvolvimento da comunicação social no Autismo e noutras perturbações do neurodesenvolvimento

APRESENTAÇÃO

No autismo e noutras perturbações do neurodesenvolvimento observam-se características específicas que têm implicações no desenvolvimento da comunicação social. Se, por um lado, existem pessoas com diferenças individuais notórias nos primeiros estádios do desenvolvimento da comunicação, outras confrontam-se com desafios em fases posteriores, nomeadamente no que concerne ao uso e compreensão da linguagem. Neste curso descrevem-se características de um desenvolvimento atípico da comunicação social, identificam-se e analisam-se marcos e processos que devem ser alvo de atenção do terapeuta da fala e discutem-se componentes a considerar na sua prática clínica.

OBJETIVOS

  • Conhecer características de um desenvolvimento atípico da comunicação social
  • Identificar sinais de alerta que condicionam os processos comunicativos
  • Compreender os processos envolvidos no desenvolvimento da comunicação social

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Desenvolvimento da Comunicação Social – marcos e sinais de alerta
  • Atenção Conjunta e Envolvimento Conjunto – definição de conceitos e implicações para o desenvolvimento da comunicação social
  • Características do desenvolvimento da comunicação social no Autismo e noutras perturbações do neurodesenvolvimento – análise e discussão de casos

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

Brevemente

VAGAS

Brevemente

PROPINA

Brevemente

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Brevemente

EDITAL | CANDIDATURA Brevemente