Desenvolvimento da comunicação social no Autismo e noutras perturbações do neurodesenvolvimento
APRESENTAÇÃO
No autismo e noutras perturbações do neurodesenvolvimento observam-se características específicas que têm implicações no desenvolvimento da comunicação social. Se, por um lado, existem pessoas com diferenças individuais notórias nos primeiros estádios do desenvolvimento da comunicação, outras confrontam-se com desafios em fases posteriores, nomeadamente no que concerne ao uso e compreensão da linguagem. Neste curso descrevem-se características de um desenvolvimento atípico da comunicação social, identificam-se e analisam-se marcos e processos que devem ser alvo de atenção do terapeuta da fala e discutem-se componentes a considerar na sua prática clínica.
OBJETIVOS
- Conhecer características de um desenvolvimento atípico da comunicação social
- Identificar sinais de alerta que condicionam os processos comunicativos
- Compreender os processos envolvidos no desenvolvimento da comunicação social
ESTRUTURA CURRICULAR
- Desenvolvimento da Comunicação Social – marcos e sinais de alerta
- Atenção Conjunta e Envolvimento Conjunto – definição de conceitos e implicações para o desenvolvimento da comunicação social
- Características do desenvolvimento da comunicação social no Autismo e noutras perturbações do neurodesenvolvimento – análise e discussão de casos
DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS
- 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
- 1 ECTS
RESPONSABILIDADE DO CURSO
- Dina Caetano Alves dina.alvesnull@ess.ips.pt
- Ana Catarina Gaspar
CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO
Brevemente
VAGAS
Brevemente
PROPINA
Brevemente
PRAZOS DE CANDIDATURAS
Brevemente