Eventos

2018

junho

29 de junho, no auditório nobre do IPS ESS

O Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebe, na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, mais uma Cerimónia de Compromisso do Curso de Licenciatura em Enfermagem, envolvendo este ano 38 estudantes finalistas. O evento, agendado para as 14h00, marca o momento da despedida das salas de aula da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), antes dos primeiros passos no mercado de trabalho. 

Nesta cerimónia, de grande significado não só para a instituição de ensino superior, como também para os estudantes de Enfermagem e suas famílias, marcam  presença o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, a diretora da ESS/IPS, Alice Ruivo, os responsáveis dos vários órgãos de gestão da escola - presidentes dos conselhos Técnico-Científico e Pedagógico, coordenadores do Departamento de Enfermagem e do 4. º ano da licenciatura em Enfermagem - e o representante dos estudantes do 15.º curso de licenciatura em Enfermagem.

No ato solene, os 38 futuros enfermeiros comprometem-se, perante a sociedade e os seus pares, a cumprir os valores humanistas e científicos recebidos ao longo da sua formação na ESS/IPS, a respeitar os princípios que orientam a profissão de enfermeiro, e a dar continuidade ao processo de aprendizagem ao longo da vida, "no caminho da reflexão, da autonomia e da excelência".
 

27 de junho, na Rádio Jornal de Setúbal

No próximo dia 27 de junho de 2018, o Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal vai através da Professora Doutora Fernanda Gomes da Costa e da estudante do 16º Curso de Licenciatura em Enfermagem, a Mariana Brito, participar no programa radiofónico “Encontro marcado com...” de Acácio José, da Rádio Jornal de Setúbal (88.6 FM), para numa conversa esclarecedora e positiva, falar sobre a vivência da sexualidade na adolescência com conhecimento e segurança.

25 a 27 de junho, no auditório nobre do IPS ESS

8.ª edição do Ciclo de Debates, um momento anual de balanço e apresentação dos projetos de intervenção comunitária e de investigação desenvolvidos em parceria com a comunidade local.

Consulte o programa aqui.

abril

19 de abril, pelas 10h, na ESS

8ª edição da inicitaiva "Ouvindo os idosos": estudantes, idosos e técnicos das diversas instituições da "Rede EnvelheSeres" encontram-se na Escola Superior de Saúde do IPS para debaterem e refletirem sobre o processo de envelhecimento, através da troca de experiências de vida entre as diferentes gerações. A iniciativa procura também proporcionar um dia diferente a vários idosos do distrito de Setúbal, que assumem o papel de mentores, enquanto os estudantes tomam, igualmente, conhecimento sobre as caraterísticas e necessidades específicas das pessoas à medida que envelhecem.

16 a 20 de abril, na ESS

Semana da Voz da ESS/IPS promove cuidados de saúde vocal, com Rastreios, ginásios da voz, exposição e workshop.

Veja o cartaz aqui.

13 de abril1 10h, na Sala B2.46 da Escola Superior de Saúde/IPS

No âmbito da Semana Internacional do IPS decorre a Conferência “Getting to know Traditional Chinese Medicine”, proferida em inglês pelo Professor Xu Li.

12 de abril, Sala Atos, Presidência

No âmbito da Unidade Curricular de Epidemiologia, da área de especialização de Enfermagem Comunitária e Saúde Pública do Mestrado em Enfermagem, realiza-se uma aula aberta seguida de uma palestra, dinamizada por Jorge Olho-Azul da Unidade de Saúde Pública de beja, perito nesta matéria.

  • Aula aberta: 14-16h | A união pública para a saúde e a importância da enfermagem comunitária numa unidade de saúde pública
  • Palestra: 16h-18h | A realidade da Unidade de Saúde Pública da ULSBA, EPE. Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem comunitária

11 de abril, 10h-16h, na Biblioteca Municipal de Setúbal

Workshops dinamizados pelos estudantes da Escola Superior de Saúde:

  • Licenciatura em Enfermagem
Atelier: “A saúde está nas tuas mãos”
  • Licenciatura  em Terapia da Fala
Tema: Mastigação e alimentação.
  • Licenciatura  Fisioterapia
 Tema: “ABC - Crescer saudável”
 

março

20 março de 2018, 14h20-15h10, na Escola Secundária da Amora

Apresentação dos cursos de licenciatura da ESS pelos estudantes no IV Congresso da Saúde da Escola Secundária da Amora.

16 março de 2018, 15h-19h, na Sala B2.46 da Escola Superior de Saúde/IPS

No âmbito do Mestrado em Fisioterapia decorrem as Friday Evening Research Seminars. Neste seminário o tema do Guest lecture é "Minding the gap, finding the evidence: a Physiotherapist's perspective on evidence gap maps".

Os seminários são dirigidos aos estudantes do mestrado (atuais e antigos estudantes), estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Fisioterapia (3º e 4º anos), docentes da ESS-IPS, educadores clínicos da ESS-IPS, e outros fisioterapeutas/ profissionais de saúde interessados em assistir ou participar.

A Entrada é Livre, com inscrição obrigatória para lucia.domingues@ess.ips.pt.

Consulte o cartaz aqui.

9 e 10 março de 2018, 14h-20h e 9h-14h, no Laboratório Sense&Motion da Escola Superior de Saúde/IPS, desenvolvimento de programa sobre “QUANTITATIVE SENSORY TESTING” - Instrumento sobre Avaliação das Disfunções no Processamento da Dor.

Consulte o programa aqui.

fevereiro

6 de fevereiro de 2018, 9h-19h, na entrada da Escola Superior de Saúde/IPS

No âmbito do Dia Internacional da Tolerância Zero Contra a Mutilação Genital Feminina realiza-se uma mostra com informação sobre este tema.
 

janeiro

31 de janeiro de 2018, 9h-10h, Programa de Rádio "Encontro marcado com..." da Rádio Jornal de Setúbal (88.6)

Professoras Fernanda Gomes da Costa e Ana Lúcia Ramos e duas estudantes do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Carla Trindade e Neuza Alves, vão abordar o tema "O que é, porque deve e como deve aceder à Urgência de Pediatria do Centro Hospitalar de Setúbal".

19 de janeiro de 2018, 15h-19h, na Sala B2.46 da Escola Superior de Saúde/IPS

No âmbito do Mestrado em Fisioterapia decorrem as Friday Evening Research Seminars. A próxima é dedicada ao tema “Global Laxity of the Knee: Instrumented knee laxity assessment within MRI and secondary prevention of ACL ruptures in the context of neurosciences" e é dinamizada por Rogério Pereira, Fisioterapeuta Clínica do Dragão, Espregueira-Mendes Sports Centre - FIFA Medical Centre of Excellence.

A Entrada é Livre, com inscrição obrigatória para lucia.domingues@ess.ips.pt.

Esta Conferência destina-se a Fisioterapeutas e a estudantes do 3º e 4º Ano da Licenciatura em Fisioterapia.

Consulte o cartaz aqui.

17 de janeiro, das 9h às 18h, Formação "Mesa de Anatomia - Anatomage", na sala D2.11, da Escola Superior de Saúde do IPS.

Procurando estar na vanguarda da educação em Portugal, a ESS do IPS dispõe de uma solução única que permite estudar a anatomia humana como nunca foi possível. Este equipamento permite uma visualização realista e interativa da anatomia em 3D.

A ação de formação visa dotar os docentes do IPS dos skills necessários a uma utilização de excelência.

A "Mesa Anatómica Anatomage", foi adquirida ao abrigo do projeto EQUIP4INOV, cujo objetivo era adquirir equipamentos que permitissem ao IPS desenvolver um ensino de qualidade nos seus Cursos Técnicos Superiores Profissionais, assim como na adaptação da oferta face às necessidades do mercado de trabalho, nomeadamente na área da saúde e bioinformática. O projeto tinha previsto um montante de investimento de 812.906,58, cofinanciado a 50%, pelo Programa Operacional Regional de Lisboa.

17 de janeiro de 2018, 9h-10h, Programa de Rádio "Encontro marcado com..." da Rádio Jornal de Setúbal (88.6)

Profª Ana Castro, linguísta de formação e Professora Coordenadora na Escola de Superior de Saúde do IPS, participará no programa, com o tema: Intervenção em Perturbações da Linguagem na criança e adolescente.

2017

dezembro

11 de dezembro de 2017, 12h-15h, na Escola Superior de Saúde/IPS

Encontro de Natal do Grupo de Comunicação do Hospital de São Bernardo.

novembro

30 de novembro de 2017, 14h-18h, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal

Aula aberta sobre o tema “Aplicação da metodologia LEAN ao serviço de saúde”, dinamizada pelo Dr. Rui Cortes.

25 de novembro de 2017, no Atrio da Escola Superior de Saúde

Campanha de sensibilização no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres.

17 de novembro de 2017, 17h, na Sala de Atos do Edifício da Presidência do IPS

Lançamento e apresentação do livro "Para uma Epistemologia de Enfermagem", da autora Profª Doutora Lucília Nunes (Docente e Coordenadora do Departamento de Enfermagem da ESS/IPS). Editora Lusodidacta.

Veja o cartaz aqui.

10 de novembro de 2017, 10h - 11h e 14h30 - 15h30, na Biblioteca Municipal de Setúbal

Ser "Cientistas por um dia" é o desafio que a Câmara Municipal de Setúbal e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) lançam às crianças do concelho, no âmbito do Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento. Destina-se aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo das escolas do concelho. A participação nas atividades está sujeita a inscrição, gratuita, na Biblioteca Municipal de Setúbal, através do telefone 265 537 240.

O período da manhã, das 10h00 às 11h00, é dedicado aos aprendizes de cientistas do pré-escolar (3-6 anos), com os ateliers "Aprender com movimento" e "Descobre a tua voz". À tarde, entre as 14h30 e as 15h30, os ateliês disponíveis são: "Com o mundo às costas" e Descobre a tua voz", dirigindo-se aos alunos do 1.º ciclo (6-10 anos). 

Veja as fotos aqui

6 de novembro de 2017, na Escola Superior de Saúde/IPS

Dia da Escola Superior de Saúde/IPS: Conjunto de iniciativas que pretendem comemorar a criação da Escola.

Consulte o programa aqui.

Veja as fotos aqui

outubro

27 de outubro, 17h-19h30, no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal

9ª sessão do Ciclo de debates: “Decidir sobre o Final da Vida”, organizado pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), numa parceria com a ESS/IPS.

Mais informações aqui.

Veja o vídeo completo do debate aqui

11 e 12 de outubro, na Escola Superior de Saúde/IPS

Curso “Ergonomic and Safety Patient Handling”: Mais um curso que conta com a presença de docentes do Instituto e de uma docente da Oulu University of Applied Sciences - Finland.

Objetivos:
  • Abordar os princípios básicos dos movimentos ergonómicos de pacientes e poder aplicá-las na prática (por exemplo, biomecânica humana, consciência corporal, análise de risco, ...)
  • Conhecer e usar os dispositivos mais comuns no apoio ao movimento do paciente;
  • Reconhecer o risco no movimento de pacientes e no trabalho profissional em hospitais e outras configurações clínicas.
  • Entende a relação entre princípios ergonómicos e de reabilitação.
  • Conhecer as leis que definem a segurança no trabalho e poder aplicá-las na prática (tornando o ambiente mais seguro).

Formadoras:
  • Eija Mämmelä (Oulu University of Applied Sciences - Finland)
  • Aldina Lucena (Escola Superior de Saúde – IPS)
  • Teresa Mimoso (Escola Superior de Saúde - IPS)
 
Veja as fotos aqui

10 de outubro de 2017, no Insituto Politécnico de Setúbal

Dia Mundial da Saúde Mental: Este ano dedicado ao tema "Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos".

Atividade dinamizada pelos estudantes do 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, em que será possível tirar uma foto com uma moldura, escolher ou escrever uma frase/pensamento ligada à Saúde Mental.

No edifício da ESS é também possível encontrar fotos com frases e pensamentos de autores de renome que possam sensibilizar para esta matéria.

Veja as fotos aqui

2 e 3 de outubro de 2017, na Escola Superior de Saúde/IPS

iDEUS - Implementation of Dedicated Education Units in Europe: Iniciativa de âmbito internacional, com o objetivo de melhorar a qualidade e inovar os métodos educativos, assim como reforçar a cooperação internacional.

Veja as fotos aqui

setembro

30 de setembro de 2017, 9h, no Auditório Nobre do IPS

2ª Edição da Conferência Advanced Topics in Musculoskeletal Physiotherapy: Esta conferência surge no âmbito do Mestrado em Fisioterapia em Condições Músculo-Esqueléticas da ESS-IPS, tendo como objetivo a divulgação dos trabalhos realizados pelos estudantes (temáticos e projetos de investigação) intercaladas com apresentações temáticas de interesse atual e futuro no âmbito da intervenção da Fisioterapia em Condições Músculo-Esqueléticas. Conta com a parceria do Grupo de Interesse em Fisioterapia Músculo-Esquelética da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.

Programa
Workshops

Veja as fotos aqui

21 de setembro de 2017, 10h, no Auditório Nobre do IPS

Abertura da 2ª edição do Curso de Mestrado em Enfermagem (Curso em associação com as Escolas Superiores de Saúde dos Institutos Politécnicos de Beja, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal e Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora): esta iniciativa contará com a presença dos Presidentes das Instituições de Ensino Superior, assim como a sua Reitora.

Consulte o cartaz aqui.

Veja as fotos aqui.

21 de setembro de 2017, 10h, na Sala B1.07 do Edif. ESS/ESCE.

III Encontro de Técnicos do Grupo EnvelheSeres: consulte o programa aqui.

21 de setembro, 9h30, Instituto Politécnico de Setúbal

Apresentação do exoesqueleto Indego da Parker: mostrando o seu benefício na área da reabilitação e demonstrando com um paciente como volta a andar. Evento apresentado em inglês.

Evento gratuito mas de inscrição obrigatória para geral@solmemo.pt.

Consulte o cartaz aqui.

18 de setembro de 2017, 9h-18h, no Campus do IPS

24º Encontro da Rede Integrada de Resposta à Violência Doméstica do Alentejo Litoral (RIVDAL): Esta rede surgiu a partir da constituição de um grupo de trabalho no Alentejo Litoral, em 2012, e da concretização de uma formação promovida pela UMAR (União Mulheres Alternativa e Resposta) sobre a capacitação de técnicos para intervenção em situações de violência doméstica.

O protocolo estabelecido tem como principal objetivo a diminuição da violência doméstica, através de medidas como: a definição de mecanismos de trabalho articulado, entre as entidades parceiras envolvidas, relativamente à prevenção primária e ao diagnóstico e aprofundamento do conhecimento sobre o fenómeno da violência doméstica; a criação de um guia de recursos para a intervenção com vítimas e agressores; a promoção da melhoria do trabalho de proximidade com vítimas e agressores, através de uma maior qualificação dos profissionais que acompanham os casos de violência doméstica.

18 de setembro de 2017, no Auditório Nobre do IPS

Cerimónia de acolhimento aos estudantes no âmbito do PIEESS - Programa de Integração dos Estudantes da Escola Superior de Saúde.

Consulte o programa aqui.

Veja as fotos aqui.

11 a 16 de setembro de 2017, no Hospital D. Estefânia

Pediatric Rehabilitation Course: Iniciativa de âmbito internacional: "Health care professionals can meet each other during this module to discuss different issues. Our aim is to offer higher education students an opportunity to consider paediatric rehabilitation from an international, intercultural, interdisciplinary and innovative point of view."

Veja as fotos aqui.

agosto

5 de agosto de 2017, 10h30-18h, no Largo José Afonso

Dar uma volta à voz / Volta ao conhecimento / Volta a Portugal em bicicleta: No âmbito das atividades da Volta a Portugal em bicicleta esta iniciativa, dinamizada pela Profª Sónia Lima (Docente do Curso de Terapia da Fala), pretende sensibilizar para a saúde vocal. É uma oportunidade de fazer um rastreio da qualidade da sua voz, com base na auto-avaliação do impacto vocal na vida diária. 

junho

29 de junho de 2017

Cerimónia do compromisso de CLE: Os estudantes do 14.º Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) assinalam, no dia 29 de junho, o final do curso com a Cerimónia de Compromisso de Honra.
Nesta cerimónia, os estudantes assumem o seu compromisso com os valores humanistas e científicos do Curso e da ESS/IPS, que conduzem e devem estar presentes na sua prática clínica, respeitando os princípios éticos e deontológicos da profissão e que fomentam a continuação da aprendizagem ao longo da vida.

Veja as fotos aqui.

19 a 21 de junho de 2017

Ciclo de Debates: A iniciativa reúne estudantes finalistas das licenciaturas em fisioterapia e terapia da fala e docentes da ESS/IPS e representantes de entidades parceiras da Escola, para analisarem os projetos de intervenção comunitária e de investigação, que realizaram em parceria junto da comunidade local.

Veja as fotos aqui.

maio

2 a 10 de maio de 2017

ICHCI 2017 (International Course on Health Care Issues): Programa Internacional que, este ano, incide sobre o tema“Ability versus disability: challenges to improve health”. Durante uma semana, 35 estudantes e 10 docentes provenientes da Bélgica, Espanha, Finlândia e Portugal, têm a oportunidade de partilhar ideias, conhecimentos e experiências em ambiente multicultural e multi-profissional, fomentando a abordagem de novas terapêuticas e a aplicação prática dos conteúdos adquiridos pelos participantes.

Veja as fotos aqui.

abril

28 de abril de 2017

Open day: A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) abre as suas portas aos alunos do ensino secundário e profissional, convidando-os a conhecer as instalações da escola, os cursos e as saídas profissionais.

Veja as fotos aqui.

20 de abril de 2017

Ouvindo os idosos: A iniciativa organizada em parceria com a Rede EnvelheSeres e envolve a participação de estudantes e docentes dos cursos de licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia da Fala.
É um momento de aprendizagem para os estudantes e uma ocasião de partilha para os idosos.

Veja as fotos aqui.

3 a 7 de abril de 2017

COHEHRE - Conferência Internacional "The educational implications of globalization and global citizenship": A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) promove, de 3 a 7 de abril, a Conferência Internacional "The educational implications of globalization and global citizenship", no âmbito do COHEHRE (Consortium of Institutes of Higher Education in Health and Rehabilitation in Europe), que a ESS/IPS integra.

Veja as fotos aqui.

3 a 6 de abril de 2017

Semana da voz: Iniciativa organizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz (16 de abril), pelo curso de Licenciatura em Terapia da Fala.
Nestes dias decorrem atividades de promoção de saúde vocal, com exercícios práticos, no Ginásio da Voz, realizam-se rastreios de Saúde Vocal e Voz na Clínica da Fala da Clínica da ESS/IPS e são realizadas ações de divulgação para promoção da saúde vocal.

Veja as fotos aqui.

março

23 e 24 de março de 2017

Meeting of SR members COST action: Reunião de trabalho internacional, com o intuito de aumentar o conhecimento e capacidades linguísticas, memória de trabalho e outras capacidades cognitivas e de processamento relevantes para a intervenção de crianças com LI. Pretende-se relacionar as teorias dos mecanismos de aprendizagem subjacentes associados à LI com práticas de intervenção específicas.

Veja as fotos aqui.

8 de março de 2017

Assinatura do protocolo do "Projeto Saúde no Bairro": O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a Câmara Municipal de Setúbal (CMS), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) - Delegação de Setúbal e a Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS), assinaram, dia 08 de março, o protocolo "Projeto Saúde no Bairro".O IPS, através da sua Escola Superior de Saúde, participa neste projeto, em concreto, com ações de consultoria, apoio na investigação e participação em atividades teóricas e práticas no âmbito da Saúde.

Veja as fotos aqui.