Mestrado em Terapia da Fala

Apresentação

A presente proposta de curso de Mestrado Terapia da Fala apresenta um plano de estudos adaptável, que pretende ir ao encontro das necessidades de formação pós-graduada dos terapeutas da fala.

O plano de estudos é inovador, pois não contempla percursos pré-definidos que condicionem à partida os percursos formativos do estudante a uma área de intervenção específica e/ou a uma população específica. No 1º ano, os estudantes desenvolvem competências avançadas em áreas transversais da Terapia da Fala em termos de: (i) análise crítica e desenvolvimento de instrumentos de avaliação e de intervenção, (ii) prática baseada na evidência e evidência baseada na prática, (iii) modelos de atuação (níveis operacionais de intervenção incluindo os preventivos, em grupo e/ou individual, presencial e/ou à distância, com e/ou sem recurso a tecnologias, com recurso a práticas colaborativas multiprofissionais, com foco no utente e na capacitação do mesmo, dos seus cuidadores e/ou família, entre outros aspetos). Paralelamente, os estudantes desenvolvem competências especializadas, individualizando o seu percurso a partir das opções disponibilizadas em áreas de especialidade: fala, linguagem (oral e escrita), fluência, voz e deglutição, em crianças e/ou adultos. Ainda no 1º ano, os estudantes sistematizam e aprofundam conteúdos que lhes permitirão planear e executar os seus projetos, bem como adotar mecanismos sistematizados para a conceção e monitorização das suas práticas clínicas. No 2º ano, os estudantes finalizam o ciclo de estudos, optando por desenvolver uma dissertação ou um trabalho de projeto, refletindo os seus interesses e motivações, e/ou a sua experiência e necessidades em termos de prática profissional. Neste processo, refinam as suas competências de investigação, contribuindo para a transferência e aplicação original de conhecimentos à Terapia da Fala.

O modelo de ensino-aprendizagem deste curso é misto (b-learning), presencial e à distância (com aulas síncronas), compatível com diferentes perfis de estudantes, a exercer ou não atividade profissional. As unidades curriculares contemplam metodologias de ensino-aprendizagem diversificadas, com articulação entre teoria e prática, e a participação ativa dos estudantes, permitindo a aplicação de conhecimentos a situações concretas e a sua generalização a outras homólogas.

O corpo docente é qualificado (maioritariamente constituído por doutorados e especialistas) e multiprofissional (terapeutas da fala, psicólogos, linguistas, médicos e outros profissionais).

Objetivos

Os estudantes devem desenvolver:

  • conhecimentos avançados em áreas de especialidade da Terapia da Fala, de modo a sustentar o raciocínio crítico e desenvolver competências especializadas;
  • raciocínio clínico avançado na análise do processo de avaliação em Terapia da Fala e seus efeitos no diagnóstico, no planeamento e na implementação da intervenção;
  • competência para conceber e implementar planos de intervenção individualizados, integrando a análise crítica da evidência disponível e os riscos e benefícios da intervenção;
  • reflexão crítica do seu desempenho e de outros envolvidos nos contextos de prática, utilizando essa reflexão para informar a prática futura e o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • capacidade para planear e implementar projetos de investigação aplicada a contextos de estudo ou de trabalho complexos, contribuindo para a consolidação e desenvolvimento de conhecimentos e práticas profissionais em áreas de especialidade da Terapia da Fala.

Destinatários:

  • Titulares do grau de licenciado em Terapia da Fala ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro em Terapia da Fala conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Terapia da Fala pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos

Duração:

  • 3 semestres | 90 ECTS

Razões para a escolha do curso

  • Inovação, originalidade e singularidade do plano de estudos

Conteúdos direcionados para as diferentes necessidades e/ou interesses dos terapeutas da fala, com atuação junto da população infantil e/ou adulta e idosa.

      No 1º ano

> 4 unidades curriculares (UC) de opção de entre:

  • várias UC de especialidade em Terapia da Fala na área da linguagem (oral e/ou escrita), fala, fluência, voz e/ou deglutição, com crianças e/ou adultos e idosos
  • 2 UC de apoio transversal à prática em Terapia da Fala (Aconselhamento em Terapia da Fala e Linguística aplicada à Terapia da Fala)

> 6 UC obrigatórias (3 em cada semestre):

  • 4 UC de áreas transversais à Terapia da Fala (de análise e desenvolvimento de instrumentos de avaliação e intervenção em Terapia da Fala, discussão de casos clínicos e seminários em Terapia da Fala)
  • 2 UC de aprofundamento de conteúdos em investigação aplicada à Terapia da Fala

            No 2º ano

> 1 UC obrigatória (no 1º semestre):

  • UC de Dissertação / Trabalho de Projeto

 

  • Corpo docente qualificado e especializado

Docentes da ESS/IPS, peritos nas áreas em foco -  Ana Castro, Ana Mendes, Dina Caetano Alves, Helena Germano, Marina Jesus, Telma Pereira, Sónia Lima - entre outros docentes nacionais e internacionais.

  • Flexibilidade do curso – adaptabilidade, modalidade e horário

O curso é flexível do ponto de vista pedagógico, académico e logístico. É compatível com diferentes perfis de estudantes, a exercer ou não atividade profissional, com mais ou menos restrições de horário. O curso destaca-se pela:

  • adaptabilidade do plano de estudos
  • modalidade de ensino em b-learning
  • horário pós-laboral
  • Metodologias pedagógicas ativas e discussão de práticas clínicas
  • Integração na comunidade académica de uma escola de referência.

 

Plano de estudos

  • Publicação em Diário da República

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6 anos
Consulte aqui:
Acreditação A3ES

Direção do Curso

  • Dina Caetano Alves (dina.alvesnull@ess.ips.pt)

Valor da Propina

  • A definir

Número de vagas

  • Número de vagas para Ingresso: 30
  • Número mínimo de matriculados necessários para funcionamento: 12