Microcredencial Literacia em Saúde e Políticas Públicas

ENQUADRAMENTO DO CURSO

A literacia em saúde pode salvar vidas. As aprendizagens sobre literacia em saúde permitem ao participante reconhecer as dimensões da literacia em saúde e fazer uma correta avaliação da estrutura das políticas públicas que integram a promoção da saúde, a prevenção da doença e a literacia em saúde. Para agir sobre as pessoas, sobre as organizações e sobre as comunidades são precisas políticas públicas.
O curso de formação ‘Literacia em Saúde e Políticas Públicas’ visa habilitar os profissionais de saúde para conhecer e saber utilizar políticas públicas de saúde, promovendo o desenvolvimento de ferramentas para a decisão, pesquisa e a intervenção profissional.

OBJETIVOS DO CURSO

• Desenvolver conhecimentos sobre literacia em saúde;
  • Avaliar os componentes para as políticas públicas, num pensamento analítico e crítico;
  • Desenvolver conhecimentos para reconhecer estratégias de literacia em saúde nas políticas públicas;
  • Compreender a importância da intervenção como cidadão, nas dimensões sociais, de saúde e de educação das políticas públicas e da literacia em saúde.

DESTINATÁRIOS/REGRAS SOBRE ADMISSÃO

• Profissionais de saúde e investigadores em áreas relacionadas, com interesse em literacia em saúde e na avaliação de políticas públicas de saúde. Os candidatos devem ser titulares de uma habilitação mínima de nível 5 (Curso Técnico Superior Profissional).

METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM

• Modalidade de ensino: à distância.
  • Metodologia expositiva dialogada, dinâmica prática com debate em grupo e exercícios práticos.

RESPONSABILIDADE DO CURSO

• Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

• Nº de ECTS: 1
  • 9 horas de contacto (5h Teóricas, 4h Teórico-Práticas) e 18h de trabalho autónomo do participante.
  • As sessões são organizadas em formato online síncrono, com duração de 3h, durante 3 semanas.
  • Datas: 4, 11 e 18 de junho 2024, entre as 17-20h.

VAGAS PARA ACESSO

• O curso funcionará com um mínimo de 12 e um máximo de 20 participantes.

PROPINA E EMOLUMENTOS

• O curso tem associado o pagamento da taxa candidatura, de matrícula (inclui seguro escolar), propina e certificado microcredencial.
  • No entanto, este curso fica isento da cobrança das taxas e propinas acima indicados, com exceção do seguro escolar no valor de 2,5€ (Decisão do Conselho de Gestão de 29 de fevereiro de 2024).
  • Os estudantes/bolseiros/trabalhadores do IPS também ficam isentos do pagamento do seguro escolar.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

• Calendário de candidaturas: 2 a 18 de abril 2024
  • Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 30 de abril 2024
  • Período de reclamações: 2 e 3 de maio 2024