Microcredencial - PAIRS - Prática informada pela evidência e resultados em saúde

Apresentação

A prestação de cuidados de saúde efetivos e de qualidade por parte dos profissionais de saúde é uma expectativa realista dos utentes e da sociedade, mas que envolve o conjunto alargado de desafios. Investigar em contexto real, selecionar a melhor evidência científica disponível ou transferir para a prática clínica os resultados da investigação são alguns desses desafios. Assim, a compreensão do método científico e a utilização criteriosa dos resultados da investigação, nomeadamente aqueles que provêm dos estudos de efetividade, são elementos centrais para os profissionais de saúde que pretendam atualizar as suas práticas e obter melhores resultados em saúde.

Curso 1 - conceitos fundamentais sobre investigação em resultados em saúde

Curso 2 - integração da evidência na prática clínica

Duração e Total de Créditos ECTS de cada curso

• 2 ECTS

Responsabilidade dos Cursos

VAGAS

• Cada curso funcionará com um mínimo de 12 e um máximo de 24 participantes.

PROPINA (de cada curso)

O valor a pagar pelo curso é de 115€, que inclui o valor da Propina (50€) e dos emolumentos (65€ =25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/ certificado de microcredencial).
Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€.
A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento
do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS (para os dois cursos)

1ª Fase

• Calendário de candidaturas: De 14 a 28 de Novembro de 2022.
  • Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 9 de Dezembro 2022
  • Afixação das listas dos candidatos: Dia 12 Dezembro 2022
  • Período de reclamações: Dias 13 e 14 de Dezembro 2022
  • Decisão sobre as reclamações: Dia 22 de Dezembro 2022