Microcredencial - Programa de Exercícios Otago

Apresentação

No seguimento da formação e certificação de 3 docentes do departamento de fisioterapia no Programa de Exercícios Otago (PEO), vimos propor realizar a primeira formação deste programa, dirigido a fisioterapeutas, em Portugal. A parceria com a Later Life Training, entidade certificadora do curso na Europa, é fundamental pois garante o acesso à plataforma de aprendizagem online e a própria certificação dos novos formandos.

Objetivos

O Programa de Exercícios OTAGO (PEO) é reconhecido mundialmente pelos profissionais de saúde. Foi desenvolvido em 2008 pela LLT (que é uma líder internacional na área de especialidade “Falls Prevention Exercise for Frailer Older People”) em colaboração com os autores do PEO, Prof Campbell & Robertson (University of Dunedin, Otago, New Zealand). Este curso é certificado pela LLT, em toda a Europa. É oferecido em formato de b-learning aos fisioterapeutas em Portugal, apenas pelos formadores certificados pela LLT.
O curso tem os seguintes objetivos:

A - Desenvolver conhecimento e compreensão sobre:

• A prevalência das quedas e respetivos custos para o país e europa
  • A evidencia científica que sustenta o PEO
  • A incidência, localização e consequências das quedas na população Idosa
  • As barreiras, fatores motivadores e teoria comportamental, de forma a apoiar a população idosa numa
  • mudança de comportamento, aderindo a um treino de força e equilíbrio.

B – Desenvolver raciocínio clínico sustentado na identificação das componentes, progressões e estratégias de apoio ao PEO, assim como os princípios de programação e liderança de um programa de exercícios junto da população idosa frágil.
C – Desenvolver competência para liderar de forma efetiva e segura um programa de prevenção de quedas junto da população idosa frágil.

Pretende-se que no final do curso os participantes sejam competentes e estejam confiantes na liderança do PEO junto da população Idosa frágil, que tenha sido devidamente avaliada e que concorde em participar em tal programa.

Duração e Total de Créditos ECTS

• Nº de ECTS: 4 ECTS
  • 16 horas presenciais + 8h de avaliação presenciais

Responsabilidade do Curso

Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento

• Duração do curso: 2 meses
  • Horas de contacto: 16 horas de curso + 8 horas de avaliação
  • Curso online: 4 a 20 de janeiro 2023 (atividades realizadas em modo assincrono)
  • Curso Presencial: 27 e 28 Janeiro 2023 (9:00 às 18:00)
  • Avaliação Presencial: 04 Março 2023. (inicio às 9:00)

• Número de vagas: 12
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8

O valor a pagar pelo curso é de 300€, que inclui o valor da Propina (195€), o valor da fee a pagar à Later Life Training (40€) e os emolumentos (65€ = 25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/ certificado de microcredencial). Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora do seguro escolar, o participante pagará 2,5€. A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

1ª Fase

• Calendário de candidaturas: De 14 a 28 de Novembro de 2022.
  • Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 9 de Dezembro 2022
  • Afixação das listas dos candidatos: Dia 12 Dezembro 2022
  • Período de reclamações: Dias 13 e 14 de Dezembro 2022
  • Decisão sobre as reclamações: Dia 22 de Dezembro 2022