Dia 17 de novembro, pelas 17h, na Sala de Atos do Edifício da Presidência do IPS

"Enquanto enfermeiros, como é que sabemos que sabemos? Como soubemos o que julgamos saber? A partir de que fontes elaboramos e disseminamos conhecimento? Como justificamos as crenças que temos? O que fazemos com o que conhecemos?". Eis algumas questões de partida para o livro "Para uma Epistemologia de Enfermagem" , editado pela Lusodidacta, que será lançado já na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, na Sala de Atos da Presidência do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a partir das 17 horas.

Cruzando nesta obra as suas duas grandes áreas de investigação, Epistemologia e Enfermagem, a autora, Lucília Nunes, professora coordenadora e responsável pelo Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), propõe assim uma reflexão dirigida sobretudo aos enfermeiros mas que pode também ser entendida como ferramenta útil para os leitores de outras áreas científicas e para o público em geral.

Na sessão de apresentação, alguns especialistas nas áreas abordadas, como Armandina Antunes, Sandra Xavier, Ana Maria Pires e Rui Inês, darão testemunho das suas impressões de leitura da obra, estando igualmente reservado um espaço para comentários, a cargo, nomeadamente, de João Frade, da editora Lusodidacta, e de Patrícia Argüello, da direção da ESS/IPS.

Depois do recente "E quando eu não puder decidir?" (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016), um ensaio que aborda questões éticas no final de vida, Lucília Nunes propõe neste último trabalho um "aprofundamento epistémico de enfermagem", que não pode deixar de incluir "as fontes de conhecimento, a articulação dos valores profissionais e o seu contributo para os cuidados de saúde, a ligação entre as necessidades em cuidados, o concetual e o empírico, dados de evidências clínicas, pensamento teórico e heurístico, conceitos abstratos e contextos concretos". Tudo para que se refine e se gere "conhecimento relevante para os cuidados de Enfermagem", conclui a autora. 

Doutorada em Filosofia, mestre em Ciências de Enfermagem e em História Cultural e Política, licenciada em Filosofia e em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, Lucília Nunes é atualmente vice-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e membro da Comissão de Ética para a Saúde do Centro Hospitalar de Setúbal, tendo exercido, entre 1999 e 2011, vários cargos na Ordem dos Enfermeiros.

Ver notícia completa aqui.

Veja o cartaz com o programa aqui.