ESS/IPS contra a Mutilação Genital Feminina | 6 de fevereiro

 

A Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) assinala, no próximo dia 6 de fevereiro, o Dia Internacional da Tolerância Zero Contra a Mutilação Genital Feminina, com a inauguração de uma exposição aberta a toda a comunidade e realizada em parceria com a Rede Integrada de Resposta à Violência Doméstica do Alentejo Litoral (RIVDAL).  

A mostra, desenvolvida no âmbito do programa da ESS/IPS de combate à violência praticada contra as mulheres, pretende alertar para esta prática cultural, não médica, que terá já afetado entre 100 e 140 milhões de meninas e mulheres em todo o mundo, estimando-se que, anualmente, três milhões de meninas corram o risco de vir a ser submetidas a este processo.

A Mutilação Genital Feminina (MGF) regista-se um pouco por todo o globo, embora predomine nas regiões do Oeste, Este e Nordeste de África, em alguns países na Ásia e Médio Oriente e entre comunidades de imigrantes na América do Norte e Europa. Do ponto de vista dos direitos humanos, a MGF reflete uma desigualdade entre sexos profundamente enraizada e constitui uma forma extrema de discriminação contra as mulheres.

Deste modo, a ESS/IPS não podia deixar de se associar, uma vez mais, à efeméride, consagrada pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2003, com o objetivo de denunciar a existência desta prática e alertar para a união de forças dirigidas à sua erradicação.