gamED - Gamification for Developing Essential Competencies in Youth Work_1

Sumário

O gamED é um projeto Erasmus+, iniciado em 2021, que tem como finalidade desenvolver a capacidade dos profissionais que trabalham com jovens em contextos de educação não formal e formal para melhorar a qualidade dos programas com o objetivo de desenvolver competências essenciais que conduzam a uma vida de sucesso e, ao mesmo tempo, incutir nos jovens valores fundamentais de justiça, justiça social, não discriminação, envolvimento na comunidade, através da aquisição de competências essenciais de gamificação e design de jogos que os apoiarão no desenvolvimento e entrega de currículos inovadores.

As principais linhas de ação do projeto centram-se:

- na criação de uma série de 4 ferramentas para apoiar jovens na entrega e criação de programas educacionais de qualidade para jovens usando a gamificação em diferentes setores educacionais;

- na promoção do desenvolvimento de competências e valores essenciais para um minimo de 420 jovens envolvidos em processos de gamificação;

- no aumentar da conscientização e do conhecimento sobre como usar a gamificação no trabalho com jovens por meio da divulgação presencial e online dos resultados do projeto para min. 7.090 partes interessadas.

Vários grupos de beneficiários estarão envolvidos ao longo do projeto em atividades que sejam relevantes:

•          as equipas de projecto das 6 organizações, estarão mais bem preparadas para oferecer trabalho jovem de qualidade e promovê-lo nas suas equipas de animadores e profissionais de educação;

•          4 grupos de 15, num total de 60 jovens de diferentes contextos nos 3 países, estarão envolvidos na fase de piloto e no desenvolvimento de competências essenciais, sendo, entretanto, habilitados a dar um contributo para a melhorar os materiais;

•          18 formandos de 3 países irão especializar-se em gamificação durante uma formação de 5 dias e implementarão GLC e jogos de tabuleiro com os jovens, em seus contextos locais;

•          420 jovens de 3 países beneficiarão do desenvolvimento de competências essenciais por meio de 2 processos de gamificação diferentes;

Parceiros

Fundatia Romanian Angel Appeal, Roménia (Coordenação)

World University Services of The Mediterranean-Wusmed, Espanha

Instituto Politecnico de Setúbal, Portugal

Produções Fixe Unipessoal Lda, Portugal

Universitatea Vasile Alecsandri din Bacau, Roménia

Blue Room Innovation SL, Espanha

Equipa do IPS

Lino Ramos (coordenador), Departamento de Enfermagem,ESS;

Célia Soares, Departamento de Ciências Sociais e Humanas, ESS;

Cristina Silva, CIMOB-IPS

Contacto: lino.ramosnull@ess.ips.pt

Calendário: 01 de Março de 2021 a 28 de fevereiro de 2023