MATRÍCULAS: 1º ano | 1ª Vez

A informação sobre as matrículas está disponível aqui.

A 2.ª fase do CNA inicia-se na segunda-feira, dia 28, prolongando-se até 9 de outubro.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai receber 1031 novos estudantes neste novo ano letivo, de acordo com os resultados já conhecidos da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) para 2020/2021.

Com 1280 vagas a concurso, e no período excecional que vivemos, em plena crise pandémica, a instituição alcança uma taxa de ocupação de 81 %, a mais elevada da última década, e um acréscimo de 125 colocados face ao ano passado.

Os dados revelam ainda que a esmagadora maioria dos candidatos, concretamente 91%, escolheu o IPS como primeira opção, número que revela um reforço considerável da confiança no IPS por parte dos estudantes e suas famílias, se compararmos com os 68% registados em 2019, e que coloca o IPS na quarta posição a nível nacional entre todos os politécnicos.

Quanto às vagas, verificou-se um preenchimento total em 18 licenciaturas, destacando-se como áreas de maior procura as ciências empresariais, a saúde, a educação, o desporto e a comunicação social, bem como a informática, a biomédica e a biotecnologia.

Além dos estudantes colocados no concurso nacional de acesso, o número total de novos estudantes em 2020 incluirá também os que venham a ser admitidos através dos concursos locais, regimes especiais de acesso, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e mestrados, estimando-se um total de aproximadamente 2700 novos estudantes em 2020/2021.

Bastante satisfeito com os resultados alcançados este ano, o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, considera que são fruto de vários fatores, em primeiro  lugar do "reforço da notoriedade que o IPS tem vindo a alcançar", nomeadamente pelos "projetos de investigação, prestação de serviços e metodologias de ensino-aprendizagem desenvolvidas, bem como pelos projetos de responsabilidade social em parceria com a comunidade".

O responsável sublinha ainda que "três quartos dos estudantes que ingressaram no IPS são oriundos do distrito de Setúbal" e que não será também alheia a estes resultados a taxa de empregabilidade dos diplomados do IPS, de 97, 4%, a segunda mais elevada do ensino superior politécnico. Por fim, Pedro Dominguinhos destaca o crescimento de candidatos ao ensino superior no global nacional, traduzindo-se em mais 6 500 colocados face a 2019.