Semana Internacional – Projeto RENE (18 a 22 de outubro)

A “International Week” do Projeto RENE decorrerá, presencialmente, na ESS / IPS.

Este Projeto (RENE – Renewing Ergonomic Education for Healthcare Students) está enquadrado no programa ERASMUS +, com a duração de 3 anos, terminando em agosto de 2022.

Tem como principal objetivo a criação/desenvolvimento de um Curso Internacional de 5 ECTS para estudantes do ensino superior da área da saúde, no âmbito da mobilização segura de doentes (cuidar da segurança dos utentes e também da segurança dos profissionais/cuidadores de saúde).

Estarão presentes 16 docentes e investigadores na área, e 20 estudantes de diversos cursos da área da saúde dos países envolvidos (Espanha, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Lituânia e Portugal).

Durante esta semana será realizado o teste piloto de toda a parte prática do curso, o que inclui:

- aulas práticas e rolle-play (demonstração das técnicas e estratégias utilizando materiais e equipamentos ergonómicos);

- aulas de simulação (cenários reais para desenvolvimento pelos estudantes);

- visitas de estudo a locais de prática clínica real, com utentes;

- workshops para avaliação das estratégias de ensino /aprendizagem bem como instrumentos de avaliação a incluir no plano curricular no final do curso.

Da ESS estarão presentes as Professoras: Aldina Lucena (coordenadora do projeto), Isabel Bastos de Almeida e Teresa Mimoso, bem como as estudantes: Inês Naito Branquinho, Catarina Carvalho Calisto e Mariana dos Santos Ramos Lourenço, do curso de licenciatura em licenciatura em Fisioterapia.

Para mais informações consulte aqui