Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde

 

O IV Seminário Vulnerabilidades Sociais e Saúde (II Internacional) tem como tema: "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: velhos desafios e novas oportunidades". O seu objetivo é discutir as problemáticas associadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com um olhar multidisciplinar sobre o passado, o presente e o futuro.

Nesta edição, realizada online, contamos com oradores nacionais e estrangeiros para os diferentes painéis temáticos que a constituem. Espera-se que a qualidade dos oradores convidados permita aumentar a participação de autores, nacionais e internacionais, com comunicações livres nas várias áreas temáticas, aumentando a partilha de experiências e saberes que este seminário tem proporcionado desde a primeira edição.

Este seminário é concebido como um espaço de debate interdisciplinar entre a História, outras Ciências Sociais e a Saúde, sobre as problemáticas em questão, os seus atores e a intervenção social e política em torno destas. Convidamos, assim, à participação de investigadores e outros profissionais de várias áreas do saber para que partilhem a sua investigação e/ou práticas de intervenção neste evento.

Todos os trabalhos completos, após revisão, serão publicados em e-book correspondente ao livro de atas. Estes trabalhos podem ser enviados após o seminário, até 30 de junho de 2022.

 

REGRAS DE SUBMISSÃO

  • Os participantes são convidados a submeter um resumo/abstract através do website do seminário. O resumo não pode exceder as 300 palavras; deve apresentar claramente o problema de investigação, metodologia e principais resultados/conclusões.
  • Os trabalhos são identificados pelo título, autor(es) e respetiva afiliação; podem ser submetidos e apresentados em português, inglês ou castelhano.
  • Um autor não pode subscrever mais de dois trabalhos.
  • As regras de formatação dos artigos completos serão comunicadas posteriormente ao evento.

 

DATAS IMPORTANTES

  • Submissão do resumo: até 10 de abril de 2022. Notificação de aceitação: até 18 de abril de 2022. Inscrição: até 30 de abril de 2022.
  • Evento: 5, 6 e 7 de maio de 2022.
  • Submissão dos trabalhos completos: até 30 de junho de 2022.
  • Publicação de e-book: até final de outubro de 2022.

ÁREAS TEMÁTICAS

O seminário integra a análise e discussão dos ODS enquadráveis nos seguintes âmbitos:

  • Socioeconómico
  • Histórico
  • da Saúde e Bem-estar
  • de Vulnerabilidades e Ambiente

 

Pretende-se discutir as questões da erradicação da pobreza, redução das desigualdades, assim como da promoção do trabalho digno e do desenvolvimento económico. Debater também as questões relacionadas com a concretização dos ODS na área da saúde e do bem-estar. Refletir ainda sobre as conexões entre as questões ambientais e de sustentabilidade e o seu impacto económico- social e/ou de saúde. Por último, analisar políticas e práticas institucionais que permitam responder aos desafios colocados.

A comissão organizadora convida à submissão de propostas de comunicação para as sessões livres (publicação de atas com artigos completos após o evento).

CALL FOR PAPERS

Informação atualizada em http://www.seminariovss.ips.pt/