Submissão à A3ES do Mestrado de Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia pela ESS/IPS

 

No passado dia 15 de outubro, foi submetida uma proposta de novo ciclo de formação: o mestrado de Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia, à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS). Este mestrado, com 90 ECTS, tem como objetivos: i) oferecer uma formação profissional com enfoque em utentes com condições neurológicas complexas, centrada no desenvolvimento de competências avançadas de avaliação clínica e respetivas medidas de resultados, bem como de seleção e implementação de abordagens terapêuticas efetivas e inovadoras; ii) promover o desenvolvimento de uma prática informada pela evidência e centrada no utente/ família/ cuidadores, indo ao encontro das necessidades emergentes dos cuidados na área da neurologia; iii) promover o desenvolvimento da capacidade de análise dos resultados científicos, implementação de projetos de investigação/melhoria da qualidade e contribuir para a transferência de conhecimento para a prática profissional; e iv) formar fisioterapeutas qualificados para assumir funções de consultoria, ensino ou gestão.

Como surgiu a ideia deste mestrado?

Cada vez mais, quer os colegas a exercerem na área, quer estudantes a finalizarem a sua licenciatura, têm vindo a perguntar para quando um mestrado em Fisioterapia na área da Neurologia em Setúbal. Efetivamente, quer a nível nacional, quer internacional, o número de Fisioterapeutas a exercer na área tem vindo a aumentar, levando a uma crescente necessidade no desenvolvimento de competências avançadas na área.

Esta necessidade resulta também do aumento das necessidades populacionais. As doenças neurológicas, no seu conjunto, representam atualmente a maior contribuição para o impacto global das doenças a nível mundial. Nomeadamente as de origem degenerativa e vascular (e.g. doença de Alzheimer, doença de Parkinson, demência vascular, AVC) apresentam as maiores tendências de crescimento associadas ao envelhecimento da população e índices de desenvolvimento socioeconómico, sendo expectável o aumento crescente das necessidades ao nível da Fisioterapia na área. Adicionalmente, e em resposta às necessidades nacionais, os vários contextos de suporte à reabilitação têm vindo também a aumentar, o que reforça a necessidade acrescida de formação dos seus profissionais.

Na ESS/IPS temos, igualmente, investido na formação e investigação na área com projetos atualmente a decorrer com vista à otimização dos cuidados em utentes que sofreram um AVC, com Doença de Parkinson ou Doença de Alzheimer.

O que os Fisioterapeutas podem esperar deste mestrado?

Na expectativa de que venha a ser acreditado pela A3ES, com esta formação, os colegas poderão contar com um modelo de ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento de competências avançadas e cuja filosofia educativa será centrada no discente e de acordo com os princípios da aprendizagem do adulto. Será, também, utilizado um modelo de aprendizagem misto (b-learning), com aulas a decorrerem em formato presencial ou online, dependendo dos objetivos educacionais.

Adicionalmente, o plano de estudos foi definido de modo a que, ao longo do primeiro ano, os discentes tenham contacto com utentes (reais ou simulados), sendo promovida a integração do conhecimento desenvolvido a partir de outras unidades curriculares (UC) e o desenvolvimento de competências de raciocínio clínico avançadas. Serão, igualmente, discutidos modelos de práticas da fisioterapia em neurologia e promovida a reflexão acerca da sua prática profissional.

Poderão também vir a aspirar a um perfil de saída que pretende ser individualizado e flexível, dando a opção de escolha entre diferentes percursos de aprendizagem. Assim, os colegas poderão optar por desenvolver um projeto de investigação ou um projeto de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, de acordo com as suas motivações e necessidades no seu contexto de prática profissional. Também, em diferentes UC, os colegas terão a possibilidade de optar por um tema para avaliação ou selecionar um formato de avaliação entre vários, em função da sua experiência, interesses e prática profissional.

O perfil de saída para este curso foi desenvolvido tendo por referência as orientações da Australian Physiotherapy Association (APA) – National Neurology Group (NNG), da American Physical Therapy Association (APTA) – Academy of Neurologic Physical Therapy, da Chartered Society of Physiotherapy (CSP), da WCPT- Europe Region, da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF) e de resultados de um estudo de auscultação de educadores clínicos da formação graduada da ESS/IPS.

Quem serão os docentes?

Teremos a colaboração de docentes da ESS/IPS e de outras escolas do IPS, com a participação multidisciplinar de docentes da área da tecnologia/ engenharia, bem como da colaboração interinstitucional a nível nacional e internacional. Nesse sentido, a equipa docente integrará um conjunto de colaboradores de instituições de Ensino Superior do Espaço Europeu (ex: Reino Unido e Países Baixos) e outras regiões (ex: EUA). Estas colaborações resultam também de projetos, atividades extra-curriculares e de relações de cooperação que se tem mantido com organizações da comunidade, instituições académicas e de saúde, que se pretenderá manter a alargar como mestrado.

Como poderão os/as interessados/as acompanhar o desenvolvimento deste novo projeto da ESS/IPS?

Neste momento estamos a aguardar a resposta da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e será esta a determinar uma parte do nosso investimento na área da Neurologia.

Em breve, anunciaremos um Ciclo de Seminários, a decorrer em 2021, que abordará temáticas de relevância na área, com docentes e convidados de referência nacional e internacional.

Julgamos que existem boas razões para que os/as colegas com interesse nesta área se mantenham atentos/as ao Portal da ESS/IPS e às suas redes sociais.