Pós-Graduação em Prática Avançada em Terapia da Fala na Criança

Apresentação

A pós-graduação em Prática Avançada em Terapia da Fala na Criança apresenta um plano de estudos adaptável, que pretende ir ao encontro das necessidades e/ou interesses de formação pós-graduada dos terapeutas da fala.

O plano de estudos é inovador, singular e original, não contempla percursos pré-definidos, nem condiciona à partida os percursos formativos do estudante a uma área de intervenção específica. O estudante inscreve-se na única unidade curricular do curso obrigatória (‘Discussão de Casos e Práticas Clínicas’) e seleciona 4 de 7 unidades curriculares opcionais, construindo assim uma “área de especialidade” à sua medida.

As aprendizagens envolvem a interação entre aspetos cognitivos (pensamento/conhecimento e raciocínio), intrapessoais (comportamento e emoções) e interpessoais (comunicação e colaboração), passíveis de ser transferidos para contextos reais de prática.

Dos seus contextos de prática, os estudantes trazem casos clínicos e práticas profissionais para a sala de aula, alimentando uma aprendizagem realista, integrada e personalizada.

As parcerias interinstitucionais da ESS/IPS e do IPS, em geral, potenciam o envolvimento na docência de colaboradores nacionais e estrangeiros, com práticas clínicas e de investigação diferenciadas em Terapia da Fala e áreas afins.

O acesso a comunidades de prática e investigação promove a partilha de experiências e a colaboração entre pares, gera oportunidades de aprendizagem colaborativa e promove práticas de investigação multiprofissionais.

No final, o estudante tem a possibilidade de creditar todas as unidades curriculares deste curso, concluídas com sucesso, no Mestrado em Terapia da Fala que se encontra em processo de acreditação na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Objetivos

Os estudantes devem desenvolver:

  • conhecimentos avançados em áreas de especialidade da Terapia da Fala, de modo a sustentar o raciocínio crítico e desenvolver competências especializadas junto da população infantil;
  • raciocínio clínico avançado na análise do processo de avaliação em Terapia da Fala e seus efeitos no diagnóstico, no planeamento e na implementação da intervenção junto da população infantil;
  • competência para conceber e implementar planos de intervenção individualizados, integrando a análise crítica da evidência disponível e os riscos e benefícios da intervenção nas perturbações do desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala na criança;
  • reflexão crítica do seu desempenho e de outros envolvidos nos contextos de prática, utilizando essa reflexão para informar a prática futura e o desenvolvimento pessoal e profissional do terapeuta da fala com atuação junto da população infantil.

 

Plano de Estudos

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Razões para a escolha do Curso

- Inovação, originalidade e singularidade do plano de estudos

Conteúdos direcionados para as diferentes necessidades e/ou interesses dos terapeutas da fala, com atuação junto da população adulta e idosa.

  • 4 unidades curriculares de opção (UCO) de entre:
    • 5 UCO de Prática Avançada em Terapia da Fala na área da linguagem, fala, fluência, vz e deglutição, com adultos e idosos
    • 2 UCO de apio transversal à prática da Terapia da Fala (Aconselhamento em Terapia da Fala e Linguística aplicada à Terapia da Fala)
  • 1 UC obrigatória de Discussão de Casos e Práticas Clínicas

- Corpo docente qualificado e especializado

Docentes, da ESS/IPS e convidados, peritos nas áreas em foco: Ana Castro, Ana Mendes, Helena Germano, Sónia Lima, e também, Ana Cristina Ferreira, Dália Nogueira, David Nascimento, Fábio Bernardino, Gonçalo Leal, José Fonseca, Mónica Rocha, Paula Correia e Teresa Andrade, entre outros docentes e especialistas de reconhecido mérito, nacionais e internacionais.

- Flexibilidade do curso – adaptabilidade, modalidade e horário

O curso é flexível do ponto de vista pedagógico, académico e logístico. É compatível com diferentes perfis de estudantes, a exercer ou não atividade profissional, com mais ou menos restrições de horário. O curso destaca-se pela:

  1. adaptabilidade do plano de estudos
  2. modalidade de ensino em b-learning
  3. horário pós-laboral

- Passividade de creditação de UC deste curso no Mestrado em Terapia da Fala*

- Metodologias pedagógicas ativas e discussão de práticas clínicas

- Integração na comunidade académica de uma escola de referência.

*em processo de acreditação na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Duração e Total de Créditos

  • Duração do curso: 1 semestre
  • 30 ECTS
  • Horas de contacto: 210h

Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento

A pós-graduação funcionará com 11h semanais e de acordo com o seguinte horário:

  • terçafeira das 18h às 21h (aulas previsivelmente à distância)
  • quintafeira das 18h às 20h (aulas previsivelmente à distância)
  • sábado das 10h às 13h e das 14h às 17h (aulas previsivelmente presenciais)

Início do curso: 10 de março de 2022

Término do curso: 30 de julho de 2022

Coordenação de Curso

  • Dina Caetano Alves (dina.alvesnull@ess.ips.pt)

VAGAS

  • Número de vagas para Ingresso: 30
  • Número mínimo de matriculados necessários para funcionamento: 10

PROPINA

Valor das propinas para o ano letivo 2021-2022: (a aguardar aprovação pelo Conselho Geral do IPS)

  • 800€;
  • 560€ para profissionais das instituições cooperantes que constam na lista do Anexo I Consultar Edital

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FAQ