PÓS-GRADUAÇÃO EM SUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM

Apresentação

A Supervisão Clínica em Enfermagem tem vindo a adquirir um lugar muito significativo na disciplina de Enfermagem enquanto meio de promover a aprendizagem profissional e o desenvolvimento pessoal; constitui -se, "através do desenvolvimento de competências, como uma componente efetiva e de suporte para a promoção da segurança e da qualidade dos cuidados prestados, visando a obtenção de ganhos em saúde. Importa, pois, ser reconhecida, validada e certificada pela Ordem dos Enfermeiros, numa perspetiva integrada e integradora, inserida no processo de desenvolvimento e valorização profissional." (Preâmbulo do Regulamento).

No final do curso, de acordo com o perfil de competências, o estudante:

• Respeita os valores, princípios éticos e deontológicos e normas legais da profissão.
  • Mobiliza conhecimentos, habilidades e atitudes no processo supervisivo.
  • Assegura o desenvolvimento profissional como estratégia de capacitação do supervisado para uma prática profissional de excelência.
  • Encara a supervisão como oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Reconhece a centralidade do supervisado.
  • Conhece modelos, estilos, estratégias e instrumentos a utilizar na supervisão clínica.
  • Conhece modelos e instrumentos de avaliação a utilizar na supervisão clínica.
  • Promove uma relação de colaboração e de suporte ao supervisado.

Plano de Estudos

Consulte aqui

Saídas Profissionais

Com a entrada em vigor do Regulamento da Ordem dos Enfermeiros n.º 556/2017, Regulamento da Competência Acrescida Avançada em Supervisão Clínica (Diário da República, 2.ª série, N.º 113 de 14 de junho de 2018) que define o ‘perfil de competências em Supervisão Clínica e os termos da sua certificação como competência acrescida avançada, no âmbito do exercício profissional de Enfermagem’ (p. 16660) é fundamental conceber um programa curricular, uma proposta pedagógica e educacional que responda à necessidade do desenvolvimento desta competência.

Razões para a escolha do Curso

Este curso reune uma equipa altamente qualificada e motivada. Esta oferta formativa corresponde às necessidades de desenvolvimento de competências dos enfermeiros, particularmente no distrito de Setúbal, na área da supervisão clinica. Com esta proposta de formação, em formato misto (presencial e à distância), iremos proporcionar aos enfermeiros uma formação que irá ao encontro da sua conveniência, pois irá permitir uma aprendizagem ao seu ritmo e a uma melhor organização do seu tempo.

Duração e Total de Créditos ECTS

Duração do curso: 1 semestre

Nº de ECTS para obtenção do grau: 30;

O curso será realizado em formato misto: 18 ECTS em b-learning e 12 ECTS presencial.

Coordenção de Curso

Coordenador – Professor Lino Ramos (lino.ramosnull@ess.ips.pt)

Vice-Coordenador – Professor Hugo Franco (hugo.franconull@ess.ips.pt)

Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento

Horas de contacto: 139h em b-learning e 131h presencial.

A pós-graduação funcionará com 12,5h semanais e de acordo com o seguinte horário:

• Segunda-feira das 16h às 20h
  • Quarta-feira, das 16h às 20h
  • Sextas-feiras das 15.30h às 20h

Inclui-se estágio numa organização de saúde.

Cumprimento de Orientações

O diploma de curso é resultante de aprovação em todas as Unidades Curriculares do curso.

Diploma de Pós-Graduação em Supervisão Clinica em Enfermagem a ser atribuído pela ESS|IPS.

Curso acreditado pela Ordem dos Enfermeiros e conferente de Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clinica em Enfermagem (Diário da República, 2.ª série, N.º 113 de 14 de junho de 2018).

Número de vagas para Ingresso: 40

Número mínimo de matriculados necessários para funcionamento: 26

750€ (consulte regulamentação de propinas)

Edital |  Candidatura