Perturbações da linguagem e fala em contexto neurológico

APRESENTAÇÃO

A linguagem e a fala são o meio preferencial de comunicação entre humanos. As alterações da comunicação de etiologia neurológica, estática ou progressiva, criam grandes barreiras ao entendimento entre os utentes e os profissionais de saúde. A adoção de estratégias adequadas às alterações da comunicação de etiologia neurológica, permitem que as intervenções específicas dos profissionais de saúde sejam otimizadas.

• Atualizar conhecimentos teóricos sobre comunicação, linguagem e fala.
  • Descrever as características das principais etiologias das alterações neurológicas da comunicação
  • Descrever a nosologia dos quadros clínicos mais típicos.
  • Desenvolver estratégias de comunicação entre profissionais e utentes

ESTRUTURA CURRICULAR

• Comunicação, linguagem e fala
  • Etiologia focal e progressiva
  • Quadros nosológicos
  • Estratégias comunicacionais

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

• 6 horas de contacto (3h T; 3h TP) 21 horas de contacto
  • 1 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

• José Fonseca

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

• 29 de abril, 9h-13h 14h-16h, online (plataforma ZOOM/Colibri), em link a indicar pelo coordenador do curso
  • 6 horas de contacto (3h T, 3h TP)
  • 21 horas de trabalho autónomo

• Número de vagas: 30
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8

O valor a pagar pelo curso é de 90€, que inclui o valor da Propina (25€) e dos emolumentos (65€ =25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial). Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€. A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

• Calendário de candidaturas: De 16 a 31 de Janeiro de 2023
  • Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 10 de Fevereiro 2023
  • Afixação das listas dos candidatos: Dia 13 Fevereiro 2023