Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia

Apresentação

O Mestrado em Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia apresenta um plano de estudos que pretende ir ao encontro das necessidades de formação dos Fisioterapeutas a trabalhar na área das condições neurológicas. O programa foi definido de modo a que, ao longo do primeiro ano, os mestrandos tenham contacto com utentes (reais ou simulados) nas Unidades Curriculares (UC) de Prática Avançada em Fisioterapia Neurológica I e II, sendo promovida a integração do conhecimento e competências clínicas desenvolvidas a partir de outras UC (p.e. Exercício aplicado a condições neurológicas; Neurociência e controlo motor; Tecnologia aliada à Fisioterapia em Neurologia; Gestão avançada de condições neurológicas crónicas). Será, assim, promovida uma aprendizagem simulada e situada, com discussão e análise da sua transferência para diferentes contextos de prática. Serão, igualmente, discutidos modelos de práticas da fisioterapia em neurologia e promovida a reflexão acerca da sua prática profissional.

Com este curso, espera-se que os mestrandos demonstrem:

- capacidade de raciocínio clínico avançado, analisando os resultados da avaliação em fisioterapia em condições neurológicas e situações complexas e/ou imprevisíveis;

- capacidade para desenvolver e implementar planos de intervenção individualizados, integrando a sua análise crítica da evidência disponível, riscos e benefícios, para ir ao encontro das necessidades do utente/ família/ cuidadores;

- auto-avaliação da sua prática através da reflexão crítica do seu desempenho e feedback a pares/outros, utilizando essa reflexão para informar a prática futura e desenvolvimento profissional;

- capacidade para desenhar, planear e conduzir projetos de investigação/melhoria da qualidade para responder a problemas complexos, bem como para disseminar os seus resultados, contribuindo para inovar os processos de investigação e prática profissional em condições neurológicas.

Destinatários:

De acordo com as condições de acesso definidas no n.º 1 do artigo 17.o do Decreto-Lei no 74, de 24 de março de 2006, poderão candidatar-se a este curso conducente ao grau de mestre:

- os detentores de grau licenciados ou equivalente legal em Fisioterapia;

- os detentores de um grau académico superior estrangeiro em Fisioterapia, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

- os detentores de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Fisioterapia pelo júri nomeado pelo Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), de acordo com o previsto no decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto;

- os detentores de um currículo escolar, cientifico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo IPS.

Duração:

Razões para a escolha do curso

O modelo de ensino será misto, com metodologias de ensino-aprendizagem online e presencial.

O perfil de saída pretende ser individualizado, com flexibilidade e possibilidade de escolha entre diferentes percursos de aprendizagem. Assim, os mestrandos poderão optar por desenvolver um projeto de investigação ou um projeto de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, indo ao encontro das suas motivações e necessidades mediante o seu contexto de prática profissional. Também, em diferentes UC, os mestrandos terão a possibilidade de optar por um tema para avaliação (ex: Temas Avançados em Neurologia I e II) ou selecionar um formato de avaliação entre vários (ex: Gestão Avançada de Condições Neurológicas Crónicas), de acordo com a sua experiência, interesses e prática profissional.

Plano de estudos

Publicação em Diário da República

Direção do Curso

Carla Pereira