Práticas de (e)ConF.IRA (Consciência Fonológica – Instrumento de Rastreio e Avaliação

APRESENTAÇÃO

A consciência fonológica é uma competência recrutada na fase da aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que o seu papel é crucial no contexto educacional. No contexto clínico, a maioria das patologias de linguagem oral e/ou escrita também requerem avaliação e intervenção em consciência fonológica. Tradicionalmente, a consciência fonológica é observada e estimulada através da operacionalização de tarefas cognitivas - algumas mais simples outras mais complexas (desde a segmentação à manipulação, por exemplo). A montante, estudos em Fonologia Aplicada, Fonologia Clínica e Psicolinguística têm demonstrado o impacto das unidades prosódicas e segmentais, da relação entre essas unidades, bem como das propriedades fonológicas dos fonemas no desempenho de tarefas de consciência fonológica. Em suma, qualquer atenção dirigida a essa competência – nomeadamente uma avaliação através do (e)ConF.IRA - deve atentar não só à natureza das tarefas solicitadas, como ao material fonológico contemplado.

• Compreender os pressupostos da avaliação da consciência fonológica
  • Compreender, aplicar e interpretar o (e)CoNF.IRA na análise de amostras de fala de crianças sem ou com patologias, como a Perturbação dos Sons da Fala, de base Fonética ou Fonológica, a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem de base fonológica, a Dislexia, a Disortografia e noutras patologias afins
  • Transferir os resultados de uma avaliação e análise realizada através do (e)CoNF.IRA para um plano de intervenção

ESTRUTURA CURRICULAR

• Consciência fonológica – definição e caracterização
  • Consciência fonológica e sua relação com a fala e a linguagem (oral e escrita)
  • Avaliação da consciência fonológica – operações cognitivas e material linguístico
  • Apresentação do (e)CoNF.IRA (App e outras versões)
  • Aplicação do (e)CoNF.IRA em contexto educacional e clínico

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

• 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

• Brevemente

• Número de vagas: 24
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8

O valor a pagar pelo curso é de 90€, que inclui o valor da Propina (25€) e dos emolumentos (65€ =25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial). Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€. A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Calendário de candidaturas: De 8 a 23 de Março de 2023
Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 5 de Abril 2023
Afixação das listas dos candidatos: Dia 6 Abril 2023