Avaliação e Qualidade

O Sistema Integrado de Gestão e de Garantia da Qualidade (SIGGQ) tem como principal objetivo a implementação de práticas e procedimentos que garantam que as atividades com impacto na qualidade decorram de forma otimizada. Este sistema, cujo responsável máximo é o Presidente do IPS, compreende uma Unidade Central de Coordenação (UNIQUA/IPS) e sete Estruturas Locais da Qualidade, as Unidades de Melhoria Contínua (UMC):

•    Escolas (5),
•    Serviços Centrais,
•    Serviços de Ação Social.

A Unidade de Melhoria Continua da ESS (UMC-ESS) tem por objetivo garantir a implementação dos mecanismos e processos de qualidade previstos no SIGGQ, conforme descrito no Manual da Qualidade do IPS, em articulação com a UNIQUA e com o Conselho para a Qualidade do IPS.

A UMC-ESS é da responsabilidade máxima do Diretor da Escola que a coordena e composta por:

•    Presidente do Conselho Técnico Científico (CTC) ou elemento designado pelo órgão;
•    Presidente do Conselho Pedagógico (CP) ou elemento designado pelo órgão;
•    O Presidente do Conselho de Representantes (CR) ou um elemento designado pelo órgão;
•    Um trabalhador não docente, designado pela Direção da escola;
•    Um estudante, designado pela Associação Académica do IPS.

Despacho de nomeação dos membros da Unidade de Melhoria Contínua da Escola

Com o ensino e a aprendizagem centrados no estudante, importa monitorizar os processos conducentes ao sucesso académico estabelecendo uma oferta formativa que responda às necessidades e expetativas das partes interessadas.

De acordo com os estatutos do IPS, foram constituídas as Comissões de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos.

Despacho de nomeação da Comissão de Acompanhamento do Curso de Licenciatura em Acupuntura

Despacho de nomeação da Comissão de Acompanhamento do Curso de Licenciatura em Fisioterapia

Despacho de nomeação da Comissão de Acompanhamento do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala

Despacho de nomeação da Comissão de Acompanhamento do Curso de Mestrado em Fisioterapia em Condições Músculo-Esqueléticas

Numa perspetiva de monitorização e melhoria continua, são realizados anualmente Relatórios de cada ciclo de estudos em funcionamento, aprovados pelo Conselho Técnico-científico da ESS, e disponíveis em:

•    Acupuntura (brevemente)
•    Enfermagem
•    Fisioterapia
•    Terapia da Fala

Política da Qualidade

A Política da Qualidade orienta toda a atividade institucional desenvolvida, tendo por base as linhas de orientação estratégica e adotando uma abordagem de gestão, sustentada nos princípios da melhoria contínua e na gestão sistemática das atividades, através do modelo PDCA – Plan, Do, Check e Act.

Para fomentar uma cultura organizacional da qualidade, considera-se necessária a mobilização de todos os recursos humanos da ESS, adotando-se constantemente o princípio do trabalho em equipa, como incremento do desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Para que esta Política da Qualidade seja efetiva, deverá ainda ser disponibilizada, de forma regular, informação pública das atividades desenvolvidas, como contributo para a partilha de conhecimentos e competências, bem como parte integrante da responsabilidade social e institucional.

Documentos para a implementação da Política da Qualidade

Manual da Qualidade

O Manual de Qualidade apresenta os valores e princípios subjacentes à Política da Qualidade. É onde se encontram descritos os compromissos e os procedimentos de garantia da qualidade, que substanciam e evidenciam o SIGQ, perante os utilizadores do IPS, designadamente, estudantes, docentes, colaboradores não docentes e restante sociedade em geral.

Manual de Procedimentos

O Manual de Procedimentos tem por objetivo identificar e descrever os procedimentos administrativos associados às atividades e serviços prestados pela ESS à comunidade académica. 

Com a sua divulgação pretende-se, disseminar as melhores práticas aplicadas no tratamento documental, nas suas várias componentes, e que este seja considerado um documento orientador para os colaboradores da ESS, apresentando um conjunto de ações e boas práticas relativas ao circuito dos documentos e serviços associados. 

Contactos

Para qualquer assunto, por favor contacte carla.paivanull@ess.ips.pt.