Curso 1 - Avaliação e tratamento dos subgrupos de Baixo e Médio Risco de desenvolver dor persistent

SPLIT

Apresentação

A lombalgia (LG) é uma condição de saúde de elevada e crescente carga em Portugal e no mundo, assim como um dos principais motivos de procura de cuidados de saúde, nomeadamente de fisioterapia, por parte dos utentes. Atualmente, os cuidados de saúde para a LG caracterizam-se pela sua desfragmentação, heterogeneidade, e baixa concordância com as normas de orientação clínicas mais recentes, apresentando-se como pouco capazes para alterar a trajetória de persistência associada à condição. Com o objetivo de melhorar os resultados clínicos obtidos no tratamento de utentes com LG, o Curso SPLIT visa capacitar os Fisioterapeutas para a implementação de um sistema inovador, baseado na melhor evidência científica disponível, para a avaliação e tratamento da LG, que associa tipologias específicas de tratamento a diferentes subgrupos de risco de desenvolverem dor persistente e incapacitante. Este terá por base a experiência e a validação científica da implementação do Programa SPLIT ao nível dos cuidados de saúde primários onde demonstrou ser mais efetivo na redução da proporção de utentes que desenvolve dor persistente e incapacitante comparativamente à prática usual.

Objetivos

O objetivo geral do curso é capacitar o estudante para a implementação de um sistema inovador, baseado na melhor evidência científica disponível, para a avaliação e tratamento da LG, que associa tipologias específicas de tratamento a diferentes subgrupos de risco de desenvolverem dor persistente e incapacitante no seu contexto de prática clínica. Especificamente, ao longo do curso o estudante desenvolverá:

• Conhecimento e compreensão acerca da LG enquanto condição de elevada e crescente carga, do seu impacto e da interação entre os fatores biológicos, psicológicos, e sociais no desenvolvimento de LG persistente e incapacitante;
  • Competências clínicas na triagem de red flags e do risco para o desenvolvimento de LG persistente e incapacitante;
  • Competências clínicas para a intervenção de fisioterapia tipificada para os subgrupos de baixo e médio risco de desenvolver dor persistente e incapacitante (educação ao utente, terapia manual, e exercício).

Duração e Total de Créditos ECTS

• Nº de ECTS: 2 ECTS
  • 15 horas de contacto (9 horas teoricas e 6 horas Práticas de Laboratorio)
  • 39 horas de Trabalho Autónomo

Responsabilidade do Curso

• Eduardo Cruz, ESS/IPS

Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento

• 15 horas de contacto (9 horas teoricas e 6 horas Práticas de Laboratorio). As aulas teóricas decorrerão em regime online (atividades síncronas), nos dias 3, 6 e 10 de Janeiro de 2023 no período  ompreendido entre as 17h e as 20h. As aulas de PL são presenciais e acontecerão no dia 13 de Janeiro de 2023 no período compreendido entre as 14h e as 20h, nas instalações da ESS/IPS.

• Número de vagas: 20
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8

O valor a pagar pelo curso é de 115€, que inclui o valor da Propina (50€) e dos emolumentos (65€ = 25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/ certificado de microcredencial). Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€. A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

• Calendário de candidaturas: De 14 a 28 de Novembro de 2022.
  • Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 9 de Dezembro 2022
  • Afixação das listas dos candidatos: Dia 12 Dezembro 2022
  • Período de reclamações: Dias 13 e 14 de Dezembro 2022
  • Decisão sobre as reclamações: Dia 22 de Dezembro 2022