Enfermagem do Trabalho

Apresentação

A Enfermagem do Trabalho é uma das áreas da Enfermagem cujas intervenções são desenvolvidas nos locais de trabalho. Tendo-se iniciado essencialmente ligada à indústria, tem conhecido evoluções que estão diretamente ligadas ao reconhecimento dos direitos do trabalhador e às exigências legais sobre saúde e segurança nos locais de trabalho.

Se, segundo a DGS, a atividade do enfermeiro do trabalho se focaliza "na promoção e proteção da saúde e bem-estar no local de trabalho, na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ou agravadas pelo trabalho, com o propósito de promover ambientes de trabalho saudáveis e seguros," justifica-se claramente o desenvolvimento de competências nesta área e o investimento em formação dos enfermeiros, tanto mais que a OMS não deixa de acentuar o contributo dos serviços de saúde ocupacional para equidade em saúde e para a coesão social.

Objetivos

Este curso pretende responder às necessidades de formação dos enfermeiros a desempenharem, ou que pretendam desempenhar, funções em serviços de Saúde Ocupacional, nomeadamente promovendo a aquisição e/ou desenvolvimento das suas competências nesta área.

Plano de estudos

Plano de Estudos

Saídas profissionais

A DGS exige para o exercício da Enfermagem do Trabalho formação específica sem a qual não será possível aos enfermeiros continuarem a desenvolver a sua atividade neste setting, sendo que a Orientação nº 10/2015 de 25/05/2015 prevê uma formação de pelo menos 30 ECTS, com um curriculum próprio a que esta Pós-graduação pretende dar resposta.

Razões para a escolha do curso

A Pós-Graduação (PG) em Enfermagem do Trabalho qualifica os enfermeiros com competências próprias que lhes permeiam agir no ambiente específico das organizações de trabalho. Assim, damos resposta ao quadro normativo atual da Enfermagem do Trabalho.

Duração e total de créditos ECTS

30 ECTS - 1 semestres

Coordenador do Curso

Ana Paula Gato

Cumprimento de Orientações

A PGET cumpre o previsto nas orientações da Direção Geral de Saúde e Ordem dos Enfermeiros.

Propina Anual

1300 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

30 vagas (ano letivo 2017/2018)