TEA - Temas em Análise: Liderança e as Novas Gerações em Enfermagem

A liderança existe desde o início das civilizações sendo considerada como uma habilidade indispensável a todos os enfermeiros gestores que têm equipas sob a sua responsabilidade, independentemente do nível estratégico, tático ou operacional dentro de uma organização de saúde.
Atualmente, é possível encontramos nos contextos de saúde, equipas de enfermagem constituídas por elementos com caraterísticas das gerações Baby boomers, X, Y e Z, e essa identificação poderá influenciar o tipo de liderança do enfermeiro. Os gestores de enfermagem devem compreender e adaptar-se às características diferentes destas novas gerações. Os enfermeiros (líderes e liderados) nos diferentes cenários do exercício profissional em saúde, são afetados pelas relações de liderança. O líder é um agente de mudanças, alguém capaz de impactar tanto a sua própria realidade quanto a realidade dos liderados.
O Coaching pode surgir como uma ferramenta de capacitação para a liderança que permite desenvolver a performance do gestor de enfermagem em várias vertentes, como: a gestão emocional, a capacidade de inter-relação, a gestão de conflitos, a negociação, a autoconfiança, a autoestima, a resiliência, a gestão da incerteza, a capacidade de foco, a gestão do tempo, transmitindo confiança às novas gerações para a concretização dos objetivos institucionais.
A utilização de ferramentas tem como orientação o desenvolvimento das capacidades e atitudes que promovam a excelência e qualidade dos cuidados. Para além disso, a satisfação de quem é liderado é um foco na prática da liderança, já que cada ser humano é único com expectativas de qualidade de vida e de bem-estar diferentes.

Objetivos

  • Compreender as dinâmicas das gerações atuais que prestam cuidados nos vários contextos de saúde na área da enfermagem.
  • Identificar as relações de liderança na gestão em enfermagem nos contextos de saúde.
  • Refletir acerca das estratégias promotoras do desenvolvimento para a capacitação dos líderes

Convidados:

  • Miguel Veríssimo | Enfº Diretor do Hospital Luz – Setúbal - “Desafios na Gestão das Equipas Z”
  • Helena Bernardes I Enfª Gestora no Hospital Santa Maria – “Poder da Gestão em Enfermagem”
  • Lúcia Amorim I Enfª Gestora no Hospital São Francisco Xavier – “Coaching e Liderança”

Moderação:

  • Francisco Vaz - Docente da ESS/IPS

 

Contamos consigo para a conversa por meios digitais, via Zoom Colibri

A entrada é livre, participe

 

Dia 1 de março, 2024

Horário: 17:00 - 18:30

Sala Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97523950683

 

O Webinar é de participação livre, sem registo de inscrição e, por isso, não são emitidos certificados de presença
Organização: Departamento de Enfermagem