TEA - Temas em Análise: Obesidade e Qualidade de Vida

abordagem cirúrgica no controlo da obesidade no Adulto

A obesidade é uma doença que atinge proporções epidémicas, a nível global. Nas duas primeiras décadas do século XXI, o seu agravamento representa um dos maiores problemas de Saúde Pública. O excesso de peso, que inclui a pré-obesidade e a obesidade, atinge 67,6 % da população adulta portuguesa e a obesidade apresenta uma prevalência de 28,7 %.

A obesidade é uma doença crónica e é simultaneamente, um dos fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças muito prevalentes, a nível nacional, como diabetes mellitus tipo 2, as doenças cardiovasculares ou as doenças oncológicas. É também, um dos fatores de risco que mais contribui para a carga da doença em Portugal, influenciando a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Segundo as projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), Portugal, à semelhança de outros países europeus, dificilmente irá cumprir a meta relativa ao não crescimento do número de pessoas com excesso de peso e obesidade até 2025.

O impacte da obesidade não se restringe apenas aos aspetos relacionados com a saúde, mas também, aos relacionados com a longevidade e qualidade de vida (QV), uma vez que acentua a probabilidade de morte e diminui os indicadores de QV, como por exemplo, dificuldades de interação social, baixa autoestima, isolamento social, stresse, depressão, ou consequências negativas no desempenho laboral.

A evidência demonstra que poucos tratamentos convencionais para a obesidade de grau III ou obesidade grave são efetivos: a maior parte deles produz resultados insatisfatórios, com 95% das pessoas a recuperar seu peso inicial, ao final de dois anos.

Esta lacuna, num programa que represente uma intervenção mais eficaz na condução clínica de obesos graves, fez crescer a indicação para a cirurgia bariátrica. Trata-se de uma alternativa para o tratamento da obesidade grave, eficaz no controlo de peso a longo prazo e na melhoria e redução das comorbidades. Como a obesidade é uma condição médica crónica de etiologia multifatorial, seu tratamento deve envolver a abordagem de diversos profissionais.

 

Objetivos

  • Enquadrar a necessidade de uma visão multiprofissional no cuidado à pessoa com Obesidade e indicação para realizar cirurgia bariátrica;
  • Fundamentar a importância da abordagem cirúrgica no controlo da obesidade;
  • Explicitar os benefícios da implementação precoce de um programa de reabilitação na pessoa submetida a cirurgia bariátrica.

Convidados

  • Marta de Lourdes, Psicóloga (Universidade do Minho) - "Obesidade e Qualidade de Vida – "Uma perspetiva integrada"
  • Alexandra Ferreira, Interna do 6.º Ano de Cirurgia Geral (Serviço de Cirurgia Geral, ULSA) - "Importância da Escolha, Riscos e Desafios"
  • Cristina Martins, Enfermeira Especialista em Reabilitação (Serviço de Cirurgia Geral, ULSA - "Reabilitação da Pessoa submetida a Cirurgia Bariátrica"

 

Moderação de:

  • Nara Batalha, Professora Adjunta Convidada (ESS, IPS)

 

Contamos consigo para a conversa por meios digitais, via Zoom Colibri

 

A entrada é livre, participe.

 

Dia: 23 de abril, 2024

Horário: 17:00

Sala Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96959560565?pwd=L2N2cVRvVXJxNStzMThEQ1FIT0xRZz09

O Webinar é de participação livre, sem registo de inscrição e, por isso, não são emitidos certificados de presença
Organização: Departamento de Enfermagem