TEA - Temas em Análise:: A Saúde Mental na infância e Adolescência - A realidade atual

A OMS afirmou que a saúde mental das crianças e dos adolescentes é uma área-chave para a qual os profissionais e decisores políticos devem dirigir a sua atenção e preocupação. Este facto exige um incremento na capacidade de resposta, com o desenvolvimento de novas configurações úteis para servir as necessidades das crianças e adolescentes com alterações da saúde mental o mais precocemente possível. O Plano Nacional para a Saúde Mental refere um conjunto de estratégias de prevenção e promoção da saúde mental, entre as quais, programas de educação sobre saúde mental na idade escolar. O Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil também aborda como uma das principais linhas de atuação o investimento na prevenção das perturbações emocionais e do comportamento das crianças e dos adolescentes.

O Despacho n.º 2753/2020, de 21 de fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 42, de 28 de fevereiro de 2020 representou uma importante alteração do paradigma da intervenção na área da saúde mental, com o reforço das respostas de proximidade às pessoas que vivem com problemas de saúde mental. Através do Decreto-Lei n.º 113/2021, foram aprovadas as novas regras de organização e funcionamento dos serviços de saúde mental, com a criação de equipas comunitárias de saúde mental (ECSM) até 2025. Estas equipas tornam-se pilares fundamentais dos serviços locais de saúde mental, e obtêm financiamento através do plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Objetivos

• Demonstrar a realidade atual relativamente à Saúde Mental das crianças e adolescentes;

• Divulgar a existência das ECSM para a infância e adolescência;

• Sensibilizar os profissionais/estudantes de enfermagem para o encaminhamento para as ECSM.

Convidados

• Enf. EESIP Sílvia Contreiras (ACES Arrábida)

• Enf. EESIP Raquel Santos (ACES Arrábida)

• Enf. EESMP Inês Serôdio (Centro Hospitalar de Setúbal, EPE)