Temas em Análise: Narrativas do Cuidar em Urgência e Emergência Pediátrica

A infância com caraterísticas peculiares está indubitavelmente associada à saúde e longevidade, pelo que, quando ocorre um evento inesperado,  pode configurar-se como traumático para as crianças/jovens/famílias e profissionais de saúde, capaz de afetar emocionalmente todos os intervenientes. As crianças são “seres humanos maravilhosos”, mas pelas suas especificidades, são também “seres vulneráveis”, que exigem cuidados contínuos, complexos, num frágil equilíbrio entre a vida e a morte.   
Nas situações graves de atendimento em urgência/emergência em que pode ocorrer a morte de uma criança ou de um jovem, aos enfermeiros são exigidas competências que comtemplam para além das diferenças anatómicas da criança, um “olhar crítico” recorrendo ao triângulo de avaliação pediátrico desde o  recém-nascido até à adolescência. Os profissionais de enfermagem norteiam a sua conduta profissional com qualidade e segurança, promovendo a saúde e  prevenindo o desenvolvimento de  complicações de uma doença. A adoção de protocolos de triagem em serviços de urgência e emergência é uma estratégia fundamental para o rápido atendimento do utente pediátrico com condição clínica grave.
Cuidar num Serviço de Urgência Pediátrica é extremamente rigoroso, envolvente e exige dos profissionais de enfermagem uma constante atualização, empenho e gestão de stress pelo que se torna fundamental também salientar a gestão das emoções.
A pertinência do webinar centra-se na reflexão sobre as “dinâmicas” que o cuidar da criança, jovem e família em situação de urgência / emergência impõem ao enfermeiro e concomitantemente compreender as estratégias centradas na gestão das emoções que os profissionais mobilizam.

ontamos consigo para a conversa por meios digitais, via Zoom Colibri 

A entrada é livre, participe!

Programa: aqui

Dia 29 de setembro, das 14:00 às 15:00

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93794804651?pwd=NHlseTNoTVZzZG9YTU80ZCtsYVNwdz09