Pós-Graduação de Enfermagem em Emergência Extra-Hospitalar - PG3EH

Apresentação

O exercício de enfermagem em emergência extra-hospitalar é determinante para assegurar o suporte efetivo e integral à pessoa, em qualquer etapa do ciclo vital, família e comunidade, em situação de doença súbita, traumatismo, crise ou catástrofe, desde o local da emergência, até à unidade de saúde de referência, assegurando a continuidade de cuidados. Constitui-se como componente efetiva para a obtenção de ganhos em saúde, nomeadamente a diminuição da taxa da mortalidade e a diminuição da taxa de morbilidade. Importa, pois, ser reconhecida, validada e certificada pela Ordem dos Enfermeiros, numa perspetiva integrada e integradora, inserida no processo de desenvolvimento e valorização profissional (OE, 2018).

Este curso inclui:

• Suporte Avançado em Trauma
  • Suporte Avançado de Vida
  • Suporte Avançado de Vida Pediátrico

No final do curso, de acordo com o perfil de competências, o estudante deverá:

• Demonstrar conhecimentos sobre Intervenções de Enfermagem em contexto extra-hospitalar;
  • Atualizar conhecimentos que suportem a prática clínica de enfermagem em situações de emergência e trauma em contexto extra-hospitalar;
  • Desenvolver competências que promovam a concetualização teórica, ética e deontológica com suporte de investigação nas práticas em emergência extra-hospitalar.
  • Refletir criticamente sobre os percursos e aprendizagens por forma a melhorar os cuidados prestados em âmbito de enfermagem extra-hospitalar.

Plano de Estudos

Consulte aqui

Saídas Profisisonais

Este curso permite qualificar profissionalmente os enfermeiros com a competência acrescida diferenciada em emergência extra-hospitalar, atráves do desenvolvimento de competências específicas na área de prestação de cuidados em contexto extra-hospitalar em situações de urgência/emergência/calamidade às pessoas, famílias e comunidades.

Razões para a escolha do Curso

• Uma oportunidade de aprofundamento do saber na área da emergência extra-hospitalar
  • Corpo docente e peritos convidados experientes na área;
  • Metodologias pedagógicas ativas;
  • Cursos de Suporte Avançado de Vida e Trauma certificados;
  • Integrar a comunidade académica de uma escola de referência.

Duração e Total de Créditos

• Duração do curso: 1 semestre - 25 semanas
  • 30 ECTS
  • Horas de contacto: 312h

Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento

A pós-graduação funcionará com 14h semanais e de acordo com o seguinte horário:

• Segundas-feiras das 9,30h às 13h (3,5h) e das 14,30h às 18h (3,5h)*;
  • Terças-feiras das 9,30h às 13h (3,5h) e das 14,30 às 18h (3,5h)*;

Inclui-se estágio de 8 semanas numa organização de saúde.

* Sem prejuízo da qualidade das atividades letivas, poderão ser lecionados alguns conteúdos teóricos via e-learning síncrono, cumprindo sempre as diretrizes da DGS e da Ordem dos Enfermeiros.

Coordenação de Curso

Coordenador – Professora Doutora Alice Ruivo (alice.ruivonull@ess.ips.pt)

Vice-Coordenador – Professor Nuno Oliveira (nuno.oliveiranull@ess.ips.pt)

Cumprimento de Orientações

Curso acreditado pela Ordem dos Enfermeiros e conferente de Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem de Emergência Extra-Hospitalar (Diário da República, 2.ª série, N.º 74 de 16 abril de 2018), correspondendo a 3,5 Créditos de Desenvolvimento Pessoal.

Número de vagas para Ingresso: 30

Número mínimo de matriculados necessários para funcionamento: 25

1850€ (consulte regulamentação de propinas)

Edital |  Candidatura