Práticas de Pro(Pseudo)Pal-TF

- ferramenta de pesquisa padronizada de estímulos linguísticos para intervenção em fala e linguagem (oral e escrita)

APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos, a Linguística, a Fonologia, a Psicolinguística, as Neurociências, as Ciências Cognitivas (da linguagem e da aprendizagem), a Psicologia (educacional e educacional) e as Ciências Educacionais (didáticas e pedagógicas) têm fortemente contribuído para a compreensão do efeito das propriedades dos estímulos a que expomos os indivíduos, e de como os expomos, pelo que o controlo das propriedades linguísticas dos estímulos passou a assumir um papel crucial no processo de avaliação e intervenção de competências de fala e linguagem (oral e escrita), mas também de aprendizagem, quer em contexto típico como atípico (em casos com diagnóstico de Perturbação Fonológica, Perturbação (do Desenvolvimento) da Linguagem, Dislexia, Disortografia e outras alterações). Atualmente, existem algumas ferramentas de apoio à seleção de estímulos linguísticos, ainda que não respondendo plenamente a todos os critérios desejáveis. Neste curso, revisaremos algumas dessas ferramentas, disponíveis para o Português Europeu, e exploraremos uma nova proposta, o ‘Pro(Pseudo)Pal-TF - ferramenta de pesquisa padronizada de estímulos linguísticos’ (Alves et al., 2022 – versão 1.0), uma ferramenta em formato excel que permite selecionar estímulos linguísticos de forma (semi)automática e maximamente otimizada, atendendo aos critérios requeridos na área da Terapia da Fala (natureza do segmento (fonema ou fone), formato silábico, extensão de palavra, acento(fonológico ou ortográfico), ortografia, frequência, entre outos critérios).

OBJETIVOS

  • Compreender os pressupostos da avaliação em Terapia da Fala na área da fala, linguagem (oral e escrita) e da aprendizagem
  • Compreender e utilizar o Pro(Pseudo)Pal-TF no processo de avaliação e intervenção de competências de fala, linguagem e aprendizagem, em contexto típico ou atípico (em casos com diagnóstico de Perturbação Fonológica, Perturbação (do Desenvolvimento) da Linguagem, Dislexia, Disortografia e outras alterações afins, na criança ou no adulto).
  • Interpretar o efeito das propriedades linguísticas dos estímulos e transferir os resultados dessa interpretação para um plano de intervenção

ESTRUTURA CURRICULAR

  • A interface ‘Linguística, Fonologia, Psicolinguística, Neurociências, Ciências Cognitivas (da linguagem e da aprendizagem), Psicologia (educacional e educacional) e Ciências Educacionais (didáticas e pedagógicas)’ na avaliação e intervenção em Terapia da Fala
  • Recursos de apoio à seleção de estímulos linguísticos disponíveis para o Português Europeu
  • Apresentação do Pro(Pseudo)Pal-TF
  • Aplicação do Pro(Pseudo)Pal-TF em contexto clínico e educacional

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

  • 07 de julho 19h-22h e 08 de julho 10h-13h, online, online (plataforma ZOOM/Colibri), em link a indicar pelo coordenador do curso
  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL)
  • 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

VAGAS

  • Número de vagas: 30
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8

PROPINA

O valor a pagar pelo curso é de 90€, que inclui o valor da Propina (25€) e dos emolumentos (65€ =25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial).
Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR (firmados até dia 28 de fevereiro 2023) estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€.
A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento
do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

  • Calendário de candidaturas: De 8 a 23 de Março de 2023
  • Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 5 de Abril 2023
  • Afixação das listas dos candidatos: Dia 6 Abril 2023
  • Período de reclamações: Dias 10 e 11 de Abril 2023
  • Decisão sobre as reclamações: Dia 20 de Abril 2023
  • Matrícula e inscrição: Dias 27 e 28 de Abril de 2023 (matrícula online)
  • Início das aulas: 07 de julho 19h-22h

EDITAL, CANDIDATURA E RESULTADOS: AQUI