Práticas de Pro(Pseudo)Pal-TF

- ferramenta de pesquisa padronizada de estímulos linguísticos para intervenção em fala e linguagem (oral e escrita)

APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos, a Linguística, a Fonologia, a Psicolinguística, as Neurociências, as Ciências Cognitivas (da linguagem e da aprendizagem), a Psicologia (educacional e educacional) e as Ciências Educacionais (didáticas e pedagógicas) têm fortemente contribuído para a compreensão do efeito das propriedades dos estímulos a que expomos os indivíduos, e de como os expomos, pelo que o controlo das propriedades linguísticas dos estímulos passou a assumir um papel crucial no processo de avaliação e intervenção de competências de fala e linguagem (oral e escrita), mas também de aprendizagem, quer em contexto típico como atípico (em casos com diagnóstico de Perturbação Fonológica, Perturbação (do Desenvolvimento) da Linguagem, Dislexia, Disortografia e outras alterações). Atualmente, existem algumas ferramentas de apoio à seleção de estímulos linguísticos, ainda que não respondendo plenamente a todos os critérios desejáveis. Neste curso, revisaremos algumas dessas ferramentas, disponíveis para o Português Europeu, e exploraremos uma nova proposta, o ‘Pro(Pseudo)Pal-TF - ferramenta de pesquisa padronizada de estímulos linguísticos’ (Alves et al., 2022 – versão 1.0), uma ferramenta em formato excel que permite selecionar estímulos linguísticos de forma (semi)automática e maximamente otimizada, atendendo aos critérios requeridos na área da Terapia da Fala (natureza do segmento (fonema ou fone), formato silábico, extensão de palavra, acento(fonológico ou ortográfico), ortografia, frequência, entre outos critérios).

OBJETIVOS

  • Compreender os pressupostos da avaliação em Terapia da Fala na área da fala, linguagem (oral e escrita) e da aprendizagem
  • Compreender e utilizar o Pro(Pseudo)Pal-TF no processo de avaliação e intervenção de competências de fala, linguagem e aprendizagem, em contexto típico ou atípico (em casos com diagnóstico de Perturbação Fonológica, Perturbação (do Desenvolvimento) da Linguagem, Dislexia, Disortografia e outras alterações afins, na criança ou no adulto).
  • Interpretar o efeito das propriedades linguísticas dos estímulos e transferir os resultados dessa interpretação para um plano de intervenção

ESTRUTURA CURRICULAR

  • A interface ‘Linguística, Fonologia, Psicolinguística, Neurociências, Ciências Cognitivas (da linguagem e da aprendizagem), Psicologia (educacional e educacional) e Ciências Educacionais (didáticas e pedagógicas)’ na avaliação e intervenção em Terapia da Fala
  • Recursos de apoio à seleção de estímulos linguísticos disponíveis para o Português Europeu
  • Apresentação do Pro(Pseudo)Pal-TF
  • Aplicação do Pro(Pseudo)Pal-TF em contexto clínico e educacional

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

Brevemente

VAGAS

Brevemente

PROPINA

Brevemente

PRAZOS DE CANDIDATURAS

Brevemente

EDITAL | CANDIDATURA Brevemente